• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2012.tde-09082012-163601
Documento
Autor
Nome completo
Adilson Inacio Mendes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Xavier, Ismail Norberto (Presidente)
Alambert Junior, Francisco Cabral
Chiarelli, Domingos Tadeu
Mourão, Maria Dora Genis
Pasta Junior, Jose Antonio
Título em português
A crítica viva de Paulo Emilio
Palavras-chave em português
Brasil - Anos 1960 e 1970
Cataguases
Cinearte
Cinema Brasileiro
Crítica
Humberto Mauro
Ideologia
Paulo Emilio Salles Gomes
Resumo em português
Recuperar partes da formulação descontínua do projeto de história do cinema brasileiro em Paulo Emilio Salles Gomes é o foco deste trabalho, em que o livro Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte (1974) ocupa um lugar central, pois ele marca a configuração de uma concepção da história do cinema no Brasil e aponta para uma inclusão do fenômeno cinematográfico em um contexto mais amplo. Os anos de juventude (1941-1945) ajudam a entender as primeiras formulações que acompanhariam o trabalho do crítico ao longo das décadas. O empenho político e a disposição imaginativa definem esse período, marcado pelos manifestos partidários e pelos experimentos ensaísticos. Por último, destacaremos os escritos no Suplemento Literário d'O Estado de S. Paulo (1956-1965). Esse conjunto de textos expõe o crítico em ação, aplicando e desenvolvendo suas opiniões ao eleger um determinado panteão artístico, e renovando o debate cinematográfico ao incluí-lo no principal suplemento de cultura do país.
Título em inglês
A crítica viva de Paulo Emilio
Palavras-chave em inglês
Brasil - Anos 1960 e 1970
Cataguases
Cinearte
Cinema Brasileiro
Crítica - Ideologia
Humberto Mauro
Paulo Emilio Salles Gomes
Resumo em inglês
Retrieving parts of the discontinuous drawing up of the Paulo Emilio Salles Gomes Brazilian cinema history is the focus of this work, in which the book Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte (1974) has a central place for it signals the idea of a certain conception of the Brazilian cinema history and points out to the inclusion of the cinematographic phenomenon in a broader context. Paulo Emilio Salles Gomes years of youth (1941-1945) help to understand the first ideas that would accompany the critics work over the decades. The political commitment and an imaginative drive define this period, marked by party manifestos and experimental essays. Finally, his articles published at the Suplemento Literário in the newspaper O Estado de S. Paulo from 1956 to 1965 will be singled out. This set of texts shows the critic in action, implementing and developing his opinions by electing a certain artistic pantheon, and renewing the cinematographic debate by including it in the most important Brazilian cultural publication at the time.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-09-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.