• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Jair Sanches Molina Júnior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Rosa, Almir Antonio (Presidente)
Gomes, Renata Correia Lima Ferreira
Ramos, Luiz Fernando
Título em português
Cinema ao vivo e experiências audiovisuais em tempo real 
Palavras-chave em português
arte brasileira
audiovisual contemporâneo
Bienal de São Paulo
cenário
Cia. Falbalá
Cia. Livre
Ciclo Coletivo
cinema ao vivo
cinema expandido
cinema experimental
cinema on line
Cinemateca Brasileira
Coletivo Santa Madeira
composição
computador
digital
Doutores da Alegria
espaço
estética
experiência
hardware
iluminação
Itaú Cultural
Kinoforum
laptop
linguagem
montagem
Museu da Imagem e do Som
Okra Filmes.
performance
projeção
Senac
Sesc
software
Teat(r)o Oficina
teatro
Teatro de Narradores
tecnologia
tempo
tempo real
temporalidade
Unesp
Unicamp
Usp
videoarte
videomapping
VJ
vjing
Resumo em português
Refletir sobre as experiências com imagens e sons em tempo real é pensar em uma ampla gama de possibilidades e experiências pela humanidade, desde os tempos mais remotos. Pelo fato dessas experiências audiovisuais em tempo real serem numerosas no tempo e no espaço, e já amplamente citada em diferentes estudos, esta apresentação tem por objetivo realizar um recorte mais restrito às experiências audiovisuais em tempo real no campo cinematográfico contemporâneo: uma arte, meio e processo em expansão que culmina na existência de um fenômeno semiótico, realizado principalmente através de modos experimentais com a presença do(s) autor(es) concebendo a experiência audiovisual, conjuntamente ao aparato tecnológico e ao público, todos participantes da criação e exibição da obra audiovisual no mesmo tempo em que ela ocorre, em transmissão direta para a tela de cinema, monitores, telas digitais ou espaços arquitetônicos. Com base em obras audiovisuais realizadas entre 2007 a 2017 desenvolveremos uma reflexão e análise das poéticas e técnicas das experiências audiovisuais em tempo real, de maneira a compreender com um olhar mais atento as possibilidades criativas e contribuir com a reflexão sobre estes formatos do audiovisual contemporâneo, cujos meios e processos estão em contínua expansão de suas fronteiras. Em estética do cinema, esta pesquisa segue em continuidade aos estudos e práticas do cinema experimental e em sua vértice ao cinema expandido.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
aesthetic
Bienal of Sao Paulo
Brazilian Cinematheque
brazylian art
Cia. Falbalá
Cia. Livre
Ciclo Coletivo
composition
computer
contemporary audiovisual
digital
direct transmission
Doutores da Alegria
editing
efect
expanded cinema
experience
experimental cinema
hardware
Itau Cultural
Kinoforum
language
laptop
live cinema
mapping
montage
Museum of Image and Sound
Oficina Theater
Okra Filmes
on line cinema
participation
performance
poetical
projection
real-time
Santa Madeira Collective
scenario
Senac
Sesc
software
space
stage lightning
Teatro de Narradores
technology
temporality
theater
time
Unesp
Unicamp
Usp
video art
VJ
vjing
Resumo em inglês
Reflecting about real-time imagery and sounds experiences is thinking about a wide range of possibilities and experiences for humanity, from the earliest times. Because the real-time audiovisual experiences are numerous in time and space, and already widely quoted in different studies, this presentation aims to make a more restricted cut-off to real-time audiovisual experiences in the contemporary cinematographic field: an art, medium and an expanding process that culminates in the existence of a semiotic phenomenon, performed mainly through experimental modes with the presence of the author(s) directing the audiovisual experience in real-time, together with the technological apparatus, the cast, and the public, all participants in the creation and exhibition of the audiovisual work at the same time as it occurs, in direct transmission to the cinema screen, monitors, digital screens or architectural spaces. Based on audiovisual works carried out between 2007 and 2017 we will develop a reflection and analysis of the poetics and techniques of audiovisual experiences in real-time, in order to understand with a closer look the creatives possibilities in live cinema and contribute with reflection on these forms of the contemporary audiovisual, whose means and processes are in continuous expansion of its borders. In aesthetics of the cinema, this research follows in continuity to the studies and practices of the experimental cinema, and in its vertex to the expanded cinema.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-11-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.