• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-06022018-100232
Documento
Autor
Nombre completo
Sabrina Tozatti Greve
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Borges, Cristian da Silva (Presidente)
Guimaraes Junior, Pedro Maciel
Ramos, Luiz Fernando
Título en portugués
O Ator do teatro ao cinema: um estudo sobre apropriações
Palabras clave en portugués
Actors Studio
Antunes Filho
Atuação cinematográfica
Pudovkin
Stanislavski
Resumen en portugués
Esta dissertação se propõe a investigar a função do ator e seu modelo de interpretação para o cinema, partindo de apropriações da pesquisa teatral. A partir do sistema de atuação criado por Konstantin Stanislavski, estabeleço uma trajetória de apropriações que se inicia concomitantemente ao desenvolvimento da linguagem cinematográfica, contemplando primeiramente a pesquisa dos cineastas russos Lev Kuleshov, Sergei Eisenstein e Vsevolod Pudovkin. Em um segundo momento, analiso como as ideias de Stanislavski chegaram nos Estados Unidos, influenciando tanto o teatro quanto o cinema americanos. A criação do Actors Studio e a formulação do "Método" americano de interpretação são abordadas sobretudo a partir das ideias de Elia Kazan e Lee Strasberg. Por fim, no Brasil, discorro sobre o projeto Prêt-à-Porter (1998 - 2011), criado por Antunes Filho, e sua influência na formação de toda uma geração de atores presentes na produção cinematográfica contemporânea. Nesse percurso que vai do teatro ao cinema, em certos momentos numa via de mão dupla, destaco os procedimentos que contribuíram para o processo de criação dos atores, e a forma como influenciaram sua expressão em ambas as áreas da criação artística.
Título en inglés
The actor from the stage to the screen: a study on appropriations
Palabras clave en inglés
Actors Studio
Antunes Filho
Film Acting
Pudovkin
Stanislavski
Resumen en inglés
This project aims at investigating the role of the actor and his/her model of acting for the screen, from a theatrical perspective. Starting with the System created by Konstantin Stanislavski, I establish a trajectory of appropriations, contemplating primarily the researches of Soviet filmmakers Lev Kuleshov, Sergei Eisenstein and Vsevolod Pudovkin. Then, I analyze the arrival of Stanislavski's ideas at the United States, and how they influenced both American theater and cinema. The creation of the Actors Studio and the formulation of the American Method of acting will be approached mainly through Elia Kazan and Lee Strasberg's ideas. Finally, in Brazil, I analyze the project Prêt-à-Porter (1998 - 2011), created by Antunes Filho, which influenced the formation of a whole generation of actors also present in contemporary film production. Thus, I highlight some procedures that highly contributed to the creative process of actors, from the stage to the screen.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-02-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.