• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-06022018-095900
Documento
Autor
Nombre completo
Ricardo Terdiman Lerman
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Mourão, Maria Dora Genis (Presidente)
Alexandre Sobrinho, Gilberto
Hayashi, Sílvia Okumura
Título en portugués
Harun Farocki e a (des)montagem do olhar
Palabras clave en portugués
Análise da imagem
Documentário ensaístico
Harun Farocki
Imagens do Mundo e Inscrições da Guerra
Videogramas de uma Revolução
Resumen en portugués
O trabalho de pesquisa pretende aprofundar-se na concepção e método de cinema de Harun Farocki tomando como problema a relação da sua arte cinematográfica com a história e com as construções simbólicas que se operam a partir da produção de imagens no mundo pós-industrial. Há um duplo movimento em seus filmes que consiste em, de um lado, esboçar, através das imagens que circulam no interior do espaço social, uma história audiovisual da civilização que advém com a invenção da fotografia, a fim de localizar as convergências entre guerra, economia, política e representação. Do outro, investigar o papel do realizador e portanto questionar a técnica, a moral e a política de sua atividade, a fim de interrogar a prática cinematográfica em um mundo contemporâneo saturado dela. O presente trabalho buscará, pelo procedimento da análise fílmica discutir os aspectos sociais e políticos da produção de imagens na atualidade segundo a obra de Farocki, ancorando-se na crítica da fotografia (Flusser) e da história da cultura (Benjamin). A pesquisa evidenciará como as estruturas formais de seus filmes constroem uma relação singular entre as imagens de arquivo e os processos históricos correspondentes, tendo como horizonte compreender a ideia de cinema que se constrói nos filmes "Imagens do mundo e inscrições da guerra" (1988) e "Videogramas de uma revolução" (1992).
Título en inglés
Harun Farocki and the (dis)assembly of the gaze
Palabras clave en inglés
Harun Farocki
Image Analysis
Images of the World and Inscriptions of War
Videograms of a Revolution
Resumen en inglés
The present work intends to deepen in the conception and method of Harun Farocki's work and investigate the relation between his cinematography art, history and the symbolic constructions that are made since the development of the post-industrial world. There is a double movement in Farocki's film. The first one involves sketching trough images that circulate in the interior of society an audiovisual history of the civilization that emerges with the invention of photography to locate the convergence between war, economics, politics and representation. The second one consists in investigate the role of the director in the the contemporary world and therefore to question the technique, morals and politics of his activity, in order to interrogate the cinematographic practice in a contemporary world saturated with it. This work of research will seek, through de procedure of film analysis, to discuss the social and political aspects of the production of images in the present time according to the work of Farocki, anchoring itself in the critic of photography (Flusser) and the history of culture (Benjamin). The research will show how the formal structures of his films construct a singular relation between the archive images and the corresponding historical process in the films "Images of the world and inscriptions of war" (1988) and "Videograms of a Revolution" (1992).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-02-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.