• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-06022017-100218
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo Campos de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Fernandes, Patrícia Moran (Presidente)
Bahia, Dora Longo
Marzochi, Ilana Feldman
Título em português
Olhar em primeira pessoa: uso contemporâneo da câmera subjetiva no cinema de ficção
Palavras-chave em português
câmera subjetiva
narrativa audiovisual
ponto de vista
Resumo em português
A câmera subjetiva abrange o ponto de vista, em suas múltiplas implicações narrativas, enunciativas, audiovisuais. À sua crescente presença no audiovisual contemporâneo correspondem expansões de seus sentidos comumente relacionados à linguagem clássica narrativa cinematográfica e a uma normatividade que restringe seu uso sistemático. Novos usos da câmera subjetiva associam novos fatores e novas funções dentro do cinema, relacionando técnicas e tecnologias com resultados estéticos. Esta pesquisa investiga a câmera subjetiva como recurso de linguagem e de estilo audiovisual que movimenta variáveis entre a espectatorialidade e o filme.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
audiovisual narrative
point of view
subjective camera
Resumo em inglês
Subjective camera embraces point of view, in several narrative, enunciative and audiovisual implications. The sense commonly related to classical cinema narrative language becomes expanded with new approaches of subjective camera in contemporary works, breaking the rules that restrain its systematic utilization. New usage of subjective camera links new functions and new elements inside cinema, connecting technologies and technics with aesthetics results. This research examines subjective camera as an audiovisual stylistic feature that crosses film language and spectatorship.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-02-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.