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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-02032015-100609
Document
Auteur
Nom complet
Marcelo Vieira Prioste
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Franco, Marilia da Silva (Président)
Freitas Neto, José Alves de
Marcondes Filho, Ciro Juvenal Rodrigues
Morettin, Eduardo Victorio
Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira
Titre en portugais
O cinema documentário de Santiago Álvarez na construção de uma épica revolucionária
Mots-clés en portugais
América Latina
cuba
documentário
Santiago Álvarez
Resumé en portugais
Esta tese analisa algumas das estratégias discursivas presentes na obra documentária do cineasta cubano Santiago Álvarez Román (1919-1998), no sentido de identificar qual o papel do seu cinema como instrumento na formação arquetípica do heroísmo revolucionário latino-americano entre as décadas de 1960 e 1970, tendo como epicentro a Revolução Cubana e o Nuevo Cine Latinoamericano. Questão que foi desenvolvida baseando-se em documentários curtas-metragens reconhecidos pela sua repercussão e empenho retórico como: Muerte al Invasor (1961), Ciclón (1963), Cerro Pelado (1966), Hanói, Martes 13 (1967), Hasta la Victoria Siempre (1967), El Tigre Salto y Mato...Pero Morira...Morira (1973) e Mi Hermano Fidel (1977). Filmes que, no transcurso desta pesquisa, mostraram-se componentes de um arco narrativo basilar para a formação de uma épica revolucionária, que englobou do herói coletivo, aquele que representa os anseios por uma nova ordem social, ao herói mártir, aquele reconhecido por sacrificar-se em nome desta ordem, até os esboços de um herói romanesco, que abdica deste protagonismo ao, como indivíduo, entronizar a subjetividade como valor na sua reconciliação com o mundo
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Cuba
documentary
Latin America
Santiago Álvarez
Resumé en anglais
The present thesis analyzes some discursive strategies that are present in the documentary work of the Cuban filmmaker Santiago Álvarez Román (1919-1998). The objective is to identify the role of his movies as an instrument in the archetypal formation of the Latin American revolutionary heroism between the 1960s and 1970s, having the epicenter in the Cuban Revolution and Nuevo Cine Latinoamericano. The development of that issue was based on documentaries and short films recognized by their impact and rhetorical commitment as: Muerte al Invasor (1961), Ciclón (1963), Cerro Pelado (1966), Hanói, Martes 13 (1967), Hasta la Victoria Siempre (1967), El Tigre Saltó y Mató...Pero Morirá...Morirá (1973) and Mi Hermano Fidel (1977). Some movies were components of a basic narrative arc to the formation of a revolutionary epic, during the present research. It comprises from the collective hero, who represents the desires for a new social order, to the martyr hero, who is recognized by sacrificing himself on behalf of that order. Also, even the outlines of a romanesque hero, who abdicates his protagonism as individual to enthrone subjectivity as a value, in his reconciliation with the world.
 
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Date de Publication
2015-03-02
 
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