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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2015.tde-01122015-101949
Documento
Autor
Nome completo
Maria Fernanda Riscali de Lima Moraes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Avancini, Atilio José (Presidente)
Medeiros, Gutemberg Araujo de
Mourão, Maria Dora Genis
Título em português
A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé
Palavras-chave em português
arte
cinema
fotografia do conflito
montagem
Roland Barthes
Resumo em português
São muitas as parcerias no cinema, mas a que relaciona o diretor de cena ao diretor de fotografia é certamente a principal. A proposta desta dissertação de mestrado é analisar o estilo de fotografia criado por Eduard Tissé em três dos filmes que trabalhou com Eisenstein. A metodologia teórica da pesquisa baseia-se em Roland Barthes a partir da análise do artefato primeiro do cinema, que é o fotograma. As dimensões sociais ligadas ao materialismo dialético e suas aplicações ao filme, na forma como o espectador promove a leitura de sentidos, preocupavam o diretor soviético. Com isso evidencia-se o princípio conceitual de Eisenstein, desenvolvido pela célula de montagem, na visão da sua missão sócio-cultural em busca da fotografia do conflito.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
art
cinema
conflict cinematography
editing
Roland Barthes
Resumo em inglês
There are many partnerships in the movie business, but that between director and director of photography is certainly the main one. The purpose of this dissertation is to analyze the style of photography created by Eduard Tissé in three of the movies he worked with Eisenstein. The theoretical research methodology is based on Roland Barthes from the analysis of the first film artifact: the frame. The social dimensions related to the dialectical materialism and its applications to the cinema - the way the audience reads the film sense - worried the soviet director. With that, the conceptual principle developed by Eisenstein is highlighted in search of the conflict cinematography.
 
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Data de Publicação
2015-12-01
 
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