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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2016.tde-27092016-145031
Documento
Autor
Nome completo
Frederico Fernando Souza Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Chiarelli, Domingos Tadeu (Presidente)
Lourenço, Maria Cecilia França
Mubarac, Luiz Claudio
Pitta, Fernanda Mendonça
Squeff, Letícia Coelho
Título em português
Arthur Azevedo: o crítico de arte como colecionador / o colecionador como crítico de arte
Palavras-chave em português
Arthur Azevedo
colecionismo
crítica de arte
gravura
século XIX
Resumo em português
A tese discute a atuação de Arthur Azevedo como crítico de arte e colecionador no circuito artístico do Rio de Janeiro entre os anos 1870 até os primeiros anos do século XX. A partir de um levantamento de textos esparsos sobre arte escritos pelo autor na imprensa carioca esforça-se por analisar e situar sua produção crítica frente à arte brasileira da segunda metade do século XIX. Concomitantemente busca-se analisar o conjunto de obras (gravuras, pinturas, livros, álbuns e manuscritos) reunidas pelo dramaturgo nesse mesmo período. Frente a essas duas extensas atuações desenvolve-se como tese central a ideia de que a dupla atuação de Arthur Azevedo somente foi possível, por ser aquele um período de reestruturação do meio artístico permitindo que intelectuais como ele, sem formação na área, pudessem atuar como crítico e colecionador.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
art collecting
art critic
Arthur Azevedo
nineteenth century
prints
Resumo em inglês
This thesis discusses Arthur Azevedo's acting as an art critic and collector in the circuit of art in Rio de Janeiro from the 1870's until the early years of the Twentieth Century. According to a survey of scattered texts of art written by the author in the "carioca" press, he strives to analyze and situate his critical production within the Brazilian art of the second half of the Nineteenth Century. At the same time, it is sought to analyze the set of works (prints, painting, books, albums and manuscripts) gathered by the playwright in this same period. With respect to these two extended performances, it is developed as a central thesis the idea that Arthur Azevedo's dual acting was only possible because that period was the restructuring of the artistic movement. Thus, enabling that intellectuals like him could act as critics and collectors without professional training.
 
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Data de Publicação
2016-09-27
 
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