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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-26042019-100510
Documento
Autor
Nome completo
Marco Fabio Cunha Grimaldi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Chiarelli, Domingos Tadeu (Presidente)
Oliveira, Mirtes Cristina Marins de
Silva, Valéria Piccoli Gabriel da
Título em português
A pintura como tradução da fotografia: Affonso Taunay e o uso da obra de Militão de Azevedo para a construção de uma identidade paulista
Palavras-chave em português
Calixto
Fotografia
Instrumentalização
Militão
Pintura
Taunay
Resumo em português
Por ocasião das comemorações do Centenário de Independência do Brasil em 1922, o diretor do Museu Paulista, Affonso de E. Taunay, sob orientação do governo do Estado, comissionou o pintor Benedito Calixto para a elaboração de 08 telas a óleo, a partir do Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo, 1862 - 1887, de autoria do fotógrafo Militão de Azevedo, para retratar a cidade de São Paulo em sua suposta configuração no período Imperial. A pesquisa objetiva investigar o papel exercido por essas 08 telas na formação da identidade cultural paulista e sua contribuição para a construção de uma história do Brasil sob a ótica da elite paulista do último quartil do século XIX e início do XX e a instrumentalização da fotografia decorrente desta operação. Este objetivo deverá ser atingido por meio da análise do processo de transposição das imagens do meio fotográfico para o pictórico e de seu estudo formal, em particular dos ícones e tipos paulistas exemplares naquele período - o tropeiro e o bandeirante - e como eles influenciaram o imaginário paulista.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Calixto
Instrumentalization
Militão
Painting
Photography
Taunay
Resumo em inglês
On the occasion the Centenary of Independence of Brazil, in 1922, Affonso de E. Taunay, director of the Museu Paulista, under the guidance of the government of the State of São Paulo, commissioned the painter Benedito Calixto for the execution of 08 oil paintings, based on the Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo, 1862 - 1887, by the photographer Militão de Azevedo, to depict the city of São Paulo in its presumed configuration during the Imperial period. This research aims to investigate the role exerted by these 08 canvases in the formation of the cultural identity of the people of São Paulo and their contribution to the construction of a history of Brazil from the viewpoint of the elite of the State in the last quarter of the 19th century and the beginning of the 20th century and the instrumentalization of photography yielded by this operation. Such aim shall be attained by means of the analysis of the process of transposing the images from the photographic to the pictorial medium and their formal study, notably the paulista icons and exemplary types of that period - the tropeiro and the bandeirante - and how they influenced the paulista imaginary.
 
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Data de Publicação
2019-04-26
 
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