• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-26042019-100510
Documento
Autor
Nombre completo
Marco Fabio Cunha Grimaldi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Chiarelli, Domingos Tadeu (Presidente)
Oliveira, Mirtes Cristina Marins de
Silva, Valéria Piccoli Gabriel da
Título en portugués
A pintura como tradução da fotografia: Affonso Taunay e o uso da obra de Militão de Azevedo para a construção de uma identidade paulista
Palabras clave en portugués
Calixto
Fotografia
Instrumentalização
Militão
Pintura
Taunay
Resumen en portugués
Por ocasião das comemorações do Centenário de Independência do Brasil em 1922, o diretor do Museu Paulista, Affonso de E. Taunay, sob orientação do governo do Estado, comissionou o pintor Benedito Calixto para a elaboração de 08 telas a óleo, a partir do Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo, 1862 - 1887, de autoria do fotógrafo Militão de Azevedo, para retratar a cidade de São Paulo em sua suposta configuração no período Imperial. A pesquisa objetiva investigar o papel exercido por essas 08 telas na formação da identidade cultural paulista e sua contribuição para a construção de uma história do Brasil sob a ótica da elite paulista do último quartil do século XIX e início do XX e a instrumentalização da fotografia decorrente desta operação. Este objetivo deverá ser atingido por meio da análise do processo de transposição das imagens do meio fotográfico para o pictórico e de seu estudo formal, em particular dos ícones e tipos paulistas exemplares naquele período - o tropeiro e o bandeirante - e como eles influenciaram o imaginário paulista.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Calixto
Instrumentalization
Militão
Painting
Photography
Taunay
Resumen en inglés
On the occasion the Centenary of Independence of Brazil, in 1922, Affonso de E. Taunay, director of the Museu Paulista, under the guidance of the government of the State of São Paulo, commissioned the painter Benedito Calixto for the execution of 08 oil paintings, based on the Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo, 1862 - 1887, by the photographer Militão de Azevedo, to depict the city of São Paulo in its presumed configuration during the Imperial period. This research aims to investigate the role exerted by these 08 canvases in the formation of the cultural identity of the people of São Paulo and their contribution to the construction of a history of Brazil from the viewpoint of the elite of the State in the last quarter of the 19th century and the beginning of the 20th century and the instrumentalization of photography yielded by this operation. Such aim shall be attained by means of the analysis of the process of transposing the images from the photographic to the pictorial medium and their formal study, notably the paulista icons and exemplary types of that period - the tropeiro and the bandeirante - and how they influenced the paulista imaginary.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-04-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.