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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2016.tde-22092016-140824
Documento
Autor
Nome completo
Margarete Barbosa Nicolosi Soares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima (Presidente)
Cintra, Fabio Cardozo de Mello
Fernandes, Sonia Regina
Fortes Junior, Hugo Fernando Salinas
Marques, Isabel Maria Meirelles de Azevedo
Título em português
Aquecimento: um processo na prática de linguagens visuais em ateliê
Palavras-chave em português
Aquecimento
Arte
Ateliê
Ensino-aprendizagem da Arte
Linguagens Visuais
Resumo em português
A presente tese de doutorado tem o objetivo de responder a seguinte pergunta: Como preparar as pessoas para a produção criativa em ateliê de linguagens visuais? Isto é, Como acender a chama e mantê-la acesa pelo tempo necessário? A hipótese inicial do trabalho é que o processo de aquecimento pode ser uma forma de preparo das pessoas para a produção criativa, tal como afirmou Moreno. A tese relata experiências com o aquecimento em ateliê, escola e universidade; e também em eventos e cursos, conforme a pesquisa-ação delineou segundo Thiollent. Ainda, a tese reflete sobre diálogos com arte-educadores em música, teatro, artes visuais e performance, de acordo com a história oral temática de Meihy. Expõe reflexões teóricas e apresenta uma concepção de aquecimento na prática artística baseada em atitudes para o desenvolvimento da criatividade conforme Arieti. Conclui-se que aquecer é despertar, conscientizar e mobilizar os três níveis do ser humano (físico, anímico e espiritual nas palavras de Itten) -- a fim de possibilitar um estado maior de unidade consigo mesmo e de totalidade com o meio ambiente e com a natureza. O aquecimento é em si constitutivo do processo artístico como um todo. Descobriu-se que para além de um preparo para a produção artística, hipótese inicial, o aquecimento é fundante da prática artística. Por meio do movimento, o aquecimento, enquanto constitutivo da produção artística, trás a possibilidade de manifestar melhor a força vital do próprio ser na arte.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Arts
Arts Teaching & Learning
Heating
Studio
Visual Languages
Resumo em inglês
This doctoral thesis aims to answer the following question: How to prepare people for creativeness on visual language studio production? In other words, how to light the flame and keep it lit as long as necessary? The initial hypothesis of this study is that the heating process can be a way of preparing people for creative production, as states Moreno. The thesis reports heating experiences at the studio, at the school and at the university; but also at events and courses, as outlined from Thiollent's action-research method. Indeed, the thesis reflects from dialogues with art instructors in music, theater, visual arts and performance, according to the oral history of Meihy. It exposes theoretical analyses, and presents a heating design for artistic practice based on Arieti's concept of attitudes toward creativity development. It concludes that heat is awakening, promotes awareness and mobilizes the three levels of human being (physical, psychic and spiritual in the words of Itten) -- to allow a greater state of unity with oneself, with the vastness of environment, and with nature. Heating is itself constitutive of the artistic process as a whole. It has been found that heating, besides being a training for artistic production, which was the initial hypothesis, actually founds the artistic practice. Through movement, heating, as being constitutive of artistic production, provides the ability to better express the vital force of being-on-arts.
 
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Data de Publicação
2016-09-22
 
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