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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2014.tde-22092015-111638
Documento
Autor
Nome completo
Pollyana Ferreira Rosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Tavares, Monica Baptista Sampaio (Presidente)
Goncalves, Lisbeth Ruth Rebollo
Silva, Anderson Gonçalves da
Título em português
A comédia satânica de Honoré Daumier: a caricatura política na aurora da comunicação de massas
Palavras-chave em português
caricatura
comunicação de massas
consciência de classe
História da França séc. XIX
Honoré Daumier
luta de classes
política
Resumo em português
Destacaremos nessa pesquisa alguns aspectos da obra de Honoré Daumier na França no período da Monarquia de Julho (1830-1848) e da Segunda República (1848-1851). Mais especificamente: como o artista analisou e representou o período de 1830-35 e seus principais personagens e acontecimentos, momento de luta política aberta graças à liberdade de imprensa e caricatura; aspectos da "estética antiburguesa" de Daumier diante da forte censura, de 1835 a 1848, nos casos do personagem Robert Macaire e de cenas de contraposição trabalhador x burguês; e, o personagem Ratapoil, alegoria da ideologia bonapartista, durante o curto espaço da República, 1848-1851. Dado que esse período é marcado pelo processo de formação da consciência de classe dos trabalhadores franceses, bem como pela difusão da litografia como meio de reprodução imagens - a partir de então aptas a comentar o cotidiano como a imprensa escrita -, sugerimos que a caricatura, cuja função seria mostrar "o outro lado" do que retrata, tenha se tornado uma das armas políticas em condições de influenciar não apenas os debates, mas a mobilização política. Pois, durante tal processo, Daumier não apenas tomou parte ao lado dos movimentos trabalhadores e republicanos de maneira coerente. Mais que isso, desenvolveu uma estética caricatural realista ao extremo - sem fundar-se na representação mimética. Uma caricatura realista no sentido de calcada nos acontecimentos históricos e na introdução, nas imagens, de elementos reais que remetem a tais fatos ou personagens recentes, e apresenta-se em imagens alegóricas de fácil leitura. Tal desenvolvimento da caricatura ter-se-ia dado no intuito de comunicar ideias e análises políticas de modo claro e preciso e, assim, tentar inverter as versões e discursos "oficiais", ou ainda, "contra-comunicar".
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
caricature
class consciousness
class struggle
French History 19th century
Honoré Daumier
mass media
politics
Resumo em inglês
This dissertation highlights aspect of the work of Honoré Daumier in France during the July Monarchy (1830-1848) and the Second Republic (1848-1851). Particular emphasis was placed on: how the artist analyzed and represented the period from 1830 to 1835, the main characters and events of these years, a time of open political struggle thanks to freedom of press and thanks to the use of caricature; aspects of the "anti-bourgeois aesthetic" of Daumier and its strong opposition to censorship from 1835 to 1848, with the character Robert Macaire and scenes of conflict between the bourgeoisie and the proletariat; and aspects of the character Ratapoil, an allegory of the Bonapartist ideology, during the short period of the Republic, 1848-1851. Considering the fact that this period is marked by the formation of class consciousness of the French workers as well as by the spread of lithography as a means of image reproduction -- henceforth fit to comment on daily life as the written press was - it is suggested that caricature, which has the function of showing "the other side" of what it portrays, became one of the political weapons able to influence not only the political debates, but the political mobilizations. That is so because during such process Daumier not only took part alongside the workers movement and the Republicans, but he also developed a extremely realistic cartoon aesthetic -- not based in mimetic representational forms. His caricature was realistic in the sense that it was grounded in historical events and the use of real elements that made reference to events or characters of the time, and is presented in allegorical pictures of easy reading. This could be the result of the artist's intention to communicate ideas and political analyzes in a clear and precise manner, and thus invert "official" discourses and versions, or even "counter-communicate".
 
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Data de Publicação
2015-09-24
 
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