• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-20022017-143733
Documento
Autor
Nombre completo
Carlos Eduardo Poma Valadão
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Rosenthal, Dália (Presidente)
Pallamin, Vera Maria
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
Título en portugués
Educação Estética e Design: paixões articuladas sob uma perspectiva das relações
Palabras clave en portugués
Bruno Latour
Design
Educação Estética
Emancipação
Jacques Rancière
Resumen en portugués
Este trabalho surge da inquietação frente aos diálogos entre educação estética e design, observados por anos em experiências profissionais dentro de educativos de museus e centros culturais da cidade de São Paulo. Decorrente da vontade de analisar mais detidamente estes diálogos, a finalidade deste trabalho é de estuda-los por meio de uma análise histórica do design, com a qual o caso do educativo do sistema britânico de ensino, South Kensington, guarda importantes interlocuções, mesmo que em chave crítica de análise. A partir desta crítica, ampliam-se os estudos em direção à filosofia, permitindo a investigação destes diálogos sob a lente do conceito de "emancipação", de Jacques Rancière e, simultaneamente, sob as perspectivas teóricas de Bruno Latour, especificamente aquelas voltadas ao design. É do reexame da ideia de design e de educação estética que esta pesquisa parte para uma reflexão sobre como o modus operandi do primeiro, articulador por essência, impulsiona o segundo no sentido de possibilitar regimes emancipatórios, a partir da ideia de estética enquanto configuração de paisagens sensíveis de determinados sujeitos. Tendo em vista essa atualização das duas disciplinas, este trabalho pretende analisar a potência de trabalha-los sob uma perspectiva transdisciplinar, segundo a hipótese de que, para permitir a emancipação, faz-se necessário considerar tanto regimes constituídos por ímpetos de elaboração quanto os constituídos por paixões e afetos.
Título en inglés
Aesthetic Education and Design: Passions articulated from one perspective of relation
Palabras clave en inglés
Aesthetic Education
Bruno Latour
Design
Emancipation
Jacques Rancière
Resumen en inglés
This work arose from the restlessness felt when facing the dialogues between aesthetic education and design, observed for years in professional experiences within museums and cultural centers educational programs in São Paulo. From the will to analyze more closely these dialogues derived the purpose of this work, to study them through a historical analysis of design, in which the case of the British educational system, South Kensington, holds important connections, even in a critical way. From this point, the studies extend toward philosophy, allowing us to investigate these dialogues under Jacques Rancière's concept of "emancipation" and, simultaneously, under Bruno Latour's theoretical perspectives, specifically those focused on design. It is from the reexamination of the ideas of design and aesthetic education that this research proposes a reflection about how design's modus operandi, an articulator by essence, boosts the aesthetic education in order to incorporate emancipatory schemes based on the definition of aesthetics as the sensitive landscape of certain individuals. Considering this update of both disciplines, this work aims to analyze the power of approaching them from a transdisciplinary perspective, according to the hypothesis that, to allow emancipation, it is necessary to consider both schemes, those consisting of the impetus of elaboration as those consisting of passions and affections.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-02-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.