• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-19052009-163154
Documento
Autor
Nombre completo
Edna Lucia Martins Dantas
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Machado, Regina Stela Barcelos (Presidente)
Coutinho, Rejane Galvão
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
Título en portugués
Intercâmbio cultural cidade-campo: uma experiência de ensino da arte em um assentamento do Movimento dos Sem-Terra e uma escola pública da cidade de São Paulo
Palabras clave en portugués
Arte-educação
Artes plásticas
Escola pública
Intercâmbio cultural
Letramento
Movimento dos Sem-Terra
Resumen en portugués
A presente dissertação relata uma experiência de intercâmbio cultural entre educandos de uma escola pública da cidade de São Paulo e educandos de um assentamento do Movimento dos Sem Terra na cidade de Itaberá-SP, por meio da arte, da leitura e da escrita, baseada em teorias de ensino-aprendizagem em educação e arte. Esta proposta, inspirada no Programa Escolas-Irmãs (uma vertente da Mobilização Social do Programa Fome Zero do Governo Federal), visa conhecer como os educandos da cidade e do campo se expressam, através da arte, da leitura e da escrita, mediante a troca de correspondências, e possibilitar aos educandos uma integração e respeito mútuo. A iniciativa do projeto de intercâmbio partiu do ensino da arte e ocorreu no decorrer do ano letivo de 2007, sem envolvimento com toda a comunidade escolar, portanto trata-se de um recorte sobre o ensino da arte e apenas aponta um caminho que não se esgota nesta pesquisa.
Título en inglés
Cultural exchange city-countryside. The teaching of art between the MST and a public school in the Sao Paulo city, in a spiral of learning
Palabras clave en inglés
Art education
Arts
Cultural exchange
Literacy
Public school
Sem-Terra Movement
Resumen en inglés
This dissertation reports an experience of cultural exchanges between students of a public school in the Sao Paulo city and students of a Landless Movements settlement in the city of Itaberá-SP. Through art, reading and writing, based on theories of teaching-learning in education and art. This proposal, based on the Schools Program-sisters (one aspect of the Zero Hunger Programs Social Mobilization from Federal Governments), is known as the students from the city and the field are expressed through art, reading and writing, through the exchange of correspondence, and enable to students integration and mutual respect. The exchange project initiative started the teaching of art and occurred during the academic year of 2007, without involvement with the entire school community, therefore it is a cut on the teaching of art and only shows a path that goes beyond this search.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
5064290.pdf (538.71 Kbytes)
Fecha de Publicación
2009-07-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.