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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2008.tde-19052009-160809
Documento
Autor
Nome completo
Ana Cristina Barreto de Carvalho
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Ajzenberg, Elza Maria (Presidente)
Lage, Beatriz Helena Gelas
Luque, Carlos Antonio
Schwartz, Gilson
Tirapeli, Percival
Título em português
Gestão de patrimônio museológico: as redes de museus
Palavras-chave em português
Arte
Economia
Gestão
Museu
Patrimônio
Redes
Turismo Cultural
Resumo em português
A presente tese aborda o museu do ponto de vista de sua gestão, tema atualmente considerado de fundamental importância para administrar a complexidade das novas estruturas museológicas inseridas num contexto de globalização. Essa instituição patrimonial passou a ser entendida como prestadora de serviços para as comunidades, assumindo um importante papel no campo social e, assim, como ferramenta de trabalho, requer novos métodos e modelos de gestão mais eficazes e eficientes. Objetivando potencializar os recursos dos museus e permitir que eles trabalhem de forma mais integrada com seus públicos, as políticas culturais de muitos países recomendam o trabalho em rede como ação estratégica para a valorização do patrimônio museológico. As redes definem uma nova dinâmica, centrada na cooperação e na conectividade, a qual propõe uma gestão geradora de valor para o museu e para a comunidade onde ele está inserido. Como descendentes pós-modernos de articulação das políticas culturais mais democráticas, as redes estimulam a criatividade, a conectividade e a defesa das identidades culturais. Em um universo mais recortado e tendo como foco a cidade de São Paulo, este trabalho também apresenta um estudo dos museus de arte aí localizados. Considerando-se a importância dos acervos de arte moderna dos museus paulistanos, recomenda-se a criação de uma rede local e temática, que possa interagir com os setores turístico e econômico, bem como criar um percurso que os valorize e os divulgue. Desse modo, este estudo discute as possibilidades de preservação do patrimônio museológico por meio do trabalho em rede, considerando seus efeitos e reflexos. Além disso, apresenta uma reflexão sobre as ferramentas mais adequadas para enfrentar os desafios de gestão museológica na sociedade contemporânea.
Título em inglês
Gestão de patrimônio museológico: as redes de museus
Palavras-chave em inglês
Art
Cultural Tourism
Economics
Heritage
Management
Museum
Networks
Resumo em inglês
The present thesis approaches the museum from the point of view of its management, subject currently considered of basic importance to manage the complexity of the new inserted museums structures in a globalization context. This patrimonial institution began to be understood as services for the communities, assuming an important role in the social field rendering and thus, as work tools, requiring new efficient methods and models of management. The museums resources are object of potential to allow their work in an integrated form with its public, cultural politics from many countries recommend network as a strategy for valorization of the museums patrimony. The networks define a new dynamic based upon cooperation and connectivity, that propose management of value for the museum and the community. As descending post-modern articulate of more democratic cultural politics, the networks stimulate the creativity, the connectivity and the defense of the cultural identities. In a nut shell, this work is based on the art museums of São Paulo. Due to the importance of modern art collection from the citys museum, the creation of a local theme network is recommended, so that it can interact with economic and tourism branches, as well to create a way that can be valued and make it public. In this manner, this study argues the possibilities of preservation of the museums patrimony by means of network, its effects and consequences, reflecting the most adequate tools to face the challenges of a contemporary society.
 
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3787928.pdf (4.37 Mbytes)
Data de Publicação
2009-07-02
 
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