• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-17072018-171753
Document
Auteur
Nom complet
Sandra Carezzato de Souza
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Machado, Regina Stela Barcelos (Président)
Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
Bredariolli, Rita Luciana Berti
Januzelli, Antonio Luiz Dias
Miranda, Hercilia Tavares de
Titre en portugais
O lugar onde as dunas falam
Mots-clés en portugais
Aprendizado
Corpo
Criação
Docência
Espaço
Experiência
Paisagem
Presença
Resumé en portugais
Diante da realidade desmotivadora das relações e estruturas de funcionamento na escola pública de São Paulo, muitos profissionais da educação sucumbem ao desânimo e à ausência de significado das suas práticas, prejudicando seu desempenho ou adoecendo de tal maneira a ponto de, em alguns casos, terem que abandonar por completo a prática pedagógica. As ações preventivas ou de combate ao chamado "mal-estar docente" têm se mostrado pouco eficazes por serem construídas sobre moldes às vezes desconectados dos princípios, necessidades ou qualidades individuais do professorado. Essa situação alarmante tem contribuído para uma crescente desvalorização da figura do professor. Com base em uma bibliografia que investiga questões relevantes para a compreensão das condições externas e internas do indivíduo educador, este trabalho realizou a observação de um grupo de docentes que encontrou mecanismos individuais para a sustentação de uma disponibilidade viva diante das imposições típicas do universo educacional. Entre as ações empreendidas por eles está o ato de reservar para si mesmos espaços cotidianos coerentes com aspectos internos de potência pessoal, o que lhes possibilita a manutenção de um estado de aprendizado permanente e de ação criadora por meio da presença íntegra. Para dialogar com estas pessoas e suas paisagens utilizei, como ponto de partida, meus próprios recursos de ordenação interna e criação, inspirados basicamente por tecidos coloridos, narrativas de vida e de tradição oral e reflexões em contato com as dunas da praia do Araçá, em Ilha Comprida. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de revelar um retrato pouco conhecido dos professores e, a partir do registro da presença e das soluções encontradas por um grupo, estimular a renovação do olhar dos profissionais da educação sobre si mesmos e o seu trabalho.
Titre en anglais
The place where dunes can talk
Mots-clés en anglais
Body
Creation
Experience
Landscape
Learning
Presence
Space
Teaching
Resumé en anglais
In face of the depressive reality on São Paulo's public school relations and operating structures, many education professionals succumb to the discouragement and absence meaning of their practices, causing damages to their performance, or getting so ill that, in some cases, they must to completely abandon pedagogical practices. Preventive actions to combat so-called "teacher's malaise" have been ineffective because of it's building on disconnected molds from the teaching staff principles, needs or individual qualities. This alarming situation has contributed to a growing teacher's figure devaluation. Based on a bibliography that investigates relevant questions to understanding educator's external and internal conditions, this work has done an observation of a group that found individual mechanisms to support a living availability before the typical educational universe's impositions. Amongst their actions is to reserve for themselves coherent to internal aspects of personal power daily spaces, which enables them to maintain a permanent learning and creative action state through integrity presence. In order to dialogue with these people and their landscapes, I used, as a starting point, my own internal ordering and creation resources, basically inspired on colored tissues, life and oral traditional narratives and reflections in contact with the Araçá's beach dunes, in Ilha Comprida. This research was carried out with the objective of revealing a little known educator's picture, by recording a group presence and their found solutions, to stimulate the renewal viwe of school teachers about themselves and their work.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-07-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.