• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-17052013-155415
Document
Auteur
Nom complet
Carolina Teixeira Pires
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima (Président)
Garkov, Adriana Friedmann
Rosenthal, Dália
Titre en portugais
O essencial no ser e a poesia dos sentidos e dos significados: reflexões sobre arte e educação em contextos destinados à primeira infância
Mots-clés en portugais
Arte-educação
Educação infantil
Experiências de vida
Experiências lúdico-poéticas
Formação de educadores
Primeira infância
Resumé en portugais
O universo da arte e da educação, em contextos destinados à primeira infância, constituiu o foco de estudo desta pesquisa de mestrado, que se realizou através de um íntimo dialogo entre teoria e prática. Através de entrevistas com educadores, arte-educadores e pesquisadores da infância, representantes de uma diversidade de propostas autorais, concretas, contemporâneas e significativas para a educação infantil, tanto no âmbito público como privado; colhi depoimentos que abrangeram os temas: primeira infância: memórias, características e necessidades; os educadores: sua formação e seu papel; o tempo e o espaço em contextos destinados à primeira infância; e as experiências lúdico-poéticas das crianças pequenas. Temas compreendidos como eixos estruturadores da prática cotidiana dos educadores que trabalham com a primeira infância. A documentação destes relatos, não apenas de suas experiências, mas também dos saberes construídos a partir das mesmas, teve como objetivo organizar um material de estudo que possa nutrir reflexões e proposições sobre os temas tratados, expandindo os horizontes desta área de conhecimento, ainda recente e com grande demanda de pesquisa; podendo colaborar para a qualificação das experiências vividas por crianças e educadores nas instituições de educação infantil.
Titre en anglais
The essential being and the poetry of the senses and meanings: reflections on art and education in early childhood contexts
Mots-clés en anglais
Art-education
Early childhood education
Life experience
Playfulopoetical experiences
Primary childhoon
Teacher training
Resumé en anglais
The universe of art and education in contexts for early childhood, was the focus of this research, which took place through an intimate dialogue between theory and practice. Through interviews with educators, art educators and researchers of childhood, representing a diversity of authorial, concrete, contemporary and meaningful propositions to ealry childhood education, in public and private institutions; I collected statements about five subjects: early childhood: memories, characteristics and needs; educators: their formation and their role; concepts of time and space in contexts for early childhood, and playful-poetic experiences of young children. The themes included are considered as structural axes of the everyday practice of educators working with early childhood. The documentation of these reports, not only their experiences but also the knowledge built from them, was conceived to organize a study material that can nourish reflections and propositions on the topics addressed and contribute to the qualification of the experiences of children and educators in early childhood institutions, by expanding the horizons of knowledge in this area, still recent and with great demand for research.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-05-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.