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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2018.tde-17042018-143000
Documento
Autor
Nome completo
Eliane Pinheiro da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Chiarelli, Domingos Tadeu (Presidente)
Pitta, Fernanda Mendonça
Silva, Valéria Piccoli Gabriel da
Título em português
A construção do visível: alegoria na pintura brasileira na segunda metade do século XIX
Palavras-chave em português
Alegoria
Pedro Américo
pintura no Brasil no século XIX
retórica
Resumo em português
Esta pesquisa investiga mecanismos construtivos e interpretativos que fizeram com que algumas pinturas fossem compreendidas como alegorias na segunda metade do século XIX no Brasil. A análise está centrada sobre duas obras do pintor paraibano Pedro Américo (1843-1905): Estudo para Libertação dos Escravos (1989) e Pax et Concordia (1902). A investigação é ampliada para o diálogo que essas pinturas estabeleceram com outras obras do mesmo contexto e com as concepções de alegoria existentes no Brasil em fins do século XIX.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Allegory
painting in Brazil in the XIX century
Pedro Américo
Rhetoric
Resumo em inglês
This research scopes out productive and interpretative mechanisms which have made that some of the paintings were to be believed as allegories in the second half of the XIX century in Brazil. This analysis is focused on two of the works of the paraibano painter Pedro Américo (1843-1905): Estudo para Libertação dos Escravos (1989) e Pax et Concordia (1902). The scope out is extended to the conection that these paintings have with other works of the same conditions and with the conceptions of allegory in Brazil at the end of the XIX century.
 
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Data de Publicação
2018-04-17
 
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