• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-13092018-145951
Document
Auteur
Nom complet
Clara de Freitas Figueiredo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Martins, Luiz Renato (Président)
Bahia, Dora Longo
Coggiola, Osvaldo Luis Angel
Mendez, Alvaro Gabriel Bianchi
Pacheco, Ana Paula Sá e Souza
Titre en portugais
Fotografia: Entre Fato e Farsa (URSS - Itália, 1928-1934)
Mots-clés en portugais
cultura de massa
fascismo
fotografia
stalinismo
\"estetização da política\"
\"revolução passiva\"
Resumé en portugais
A presente investigação surgiu da constatação de entrecruzamentos entre os discursos visuais da Mostra da Revolução Fascista (Roma, 1932-34) e do pavilhão soviético na Exposição Internacional de Imprensa de Colônia (Alemanha, 1928). Tais entrecruzamentos - reforçados e consubstanciados por contatos concretos entre hierarcas do fascismo e do stalinismo - levaram, a partir dos materiais visuais selecionados, à investigação de problemáticas comuns aos dois regimes, como a industrialização acelerada tardia, a expansão produtiva e o culto do chefe. Nesse sentido, as reflexões de A. Gramsci e W. Benjamin acerca da "revolução passiva" e da "estetização da política", respectivamente, constituíram constructos crítico-teóricos cruciais no desenvolvimento reflexivo da investigação. O objetivo da pesquisa de doutorado, em síntese, foi examinar e refletir sobre o protagonismo da fotografia como instrumento de reprodução simbólica e dominação, tanto na Itália fascista e quanto na URSS stalinista.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
"aestheticization of politics"
"passive revolution"
fascism
mass culture
photography
stalinism
Resumé en anglais
The present research emerged from the perception of intersections in the language field between the Exhibition of Fascist Revolution (Rome, 1932-1934) and the Soviet Pavilion at the International Press Exhibition (Cologne, 1928). These intersections - strengthened and substantiated by concrete interactions between Fascist and Stalinist hierarchs - lead also to a research, based in selected visual material, about common problems for both regimes such as a catch-up industrialization, production expansion and the cult of the leader´s personality. In this sense, Antonio Gramsci's reflections on the notion of "passive revolution" and Walter Benjamin's on the "aestheticization of politics" emerged as fundamental critical-theoretical contributions. In short, the aim of this doctoral research was to analyse and reflect about the protagonism of photography as an instrument for symbolic reproduction and domination, both in the Fascist Italy and in the Stalinist URSS.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-09-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.