• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-13092018-145951
Documento
Autor
Nombre completo
Clara de Freitas Figueiredo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Martins, Luiz Renato (Presidente)
Bahia, Dora Longo
Coggiola, Osvaldo Luis Angel
Mendez, Alvaro Gabriel Bianchi
Pacheco, Ana Paula Sá e Souza
Título en portugués
Fotografia: Entre Fato e Farsa (URSS - Itália, 1928-1934)
Palabras clave en portugués
cultura de massa
fascismo
fotografia
stalinismo
\"estetização da política\"
\"revolução passiva\"
Resumen en portugués
A presente investigação surgiu da constatação de entrecruzamentos entre os discursos visuais da Mostra da Revolução Fascista (Roma, 1932-34) e do pavilhão soviético na Exposição Internacional de Imprensa de Colônia (Alemanha, 1928). Tais entrecruzamentos - reforçados e consubstanciados por contatos concretos entre hierarcas do fascismo e do stalinismo - levaram, a partir dos materiais visuais selecionados, à investigação de problemáticas comuns aos dois regimes, como a industrialização acelerada tardia, a expansão produtiva e o culto do chefe. Nesse sentido, as reflexões de A. Gramsci e W. Benjamin acerca da "revolução passiva" e da "estetização da política", respectivamente, constituíram constructos crítico-teóricos cruciais no desenvolvimento reflexivo da investigação. O objetivo da pesquisa de doutorado, em síntese, foi examinar e refletir sobre o protagonismo da fotografia como instrumento de reprodução simbólica e dominação, tanto na Itália fascista e quanto na URSS stalinista.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
"aestheticization of politics"
"passive revolution"
fascism
mass culture
photography
stalinism
Resumen en inglés
The present research emerged from the perception of intersections in the language field between the Exhibition of Fascist Revolution (Rome, 1932-1934) and the Soviet Pavilion at the International Press Exhibition (Cologne, 1928). These intersections - strengthened and substantiated by concrete interactions between Fascist and Stalinist hierarchs - lead also to a research, based in selected visual material, about common problems for both regimes such as a catch-up industrialization, production expansion and the cult of the leader´s personality. In this sense, Antonio Gramsci's reflections on the notion of "passive revolution" and Walter Benjamin's on the "aestheticization of politics" emerged as fundamental critical-theoretical contributions. In short, the aim of this doctoral research was to analyse and reflect about the protagonism of photography as an instrument for symbolic reproduction and domination, both in the Fascist Italy and in the Stalinist URSS.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-09-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.