• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-12122010-174750
Document
Auteur
Nom complet
Ana Carolina Carmona Ribeiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Martins, Luiz Renato (Président)
Xavier, Ismail Norberto
Barros, Luiz Antonio Recaman
Titre en portugais
Reconstrução da história e projeto moderno em Flávio Motta
Mots-clés en portugais
Arquitetura moderna
Art nouveau
Crítica de arquitetura
Flávio Motta
Resumé en portugais
O presente trabalho tem como objeto a investigação da operação de reconstrução da história da arte e arquitetura no Brasil, por meio do trabalho crítico e historiográfico de Flávio Lichtenfels Motta na década de 1950. Partindo da operação de tradicionalização do presente, tal como formulada por Mário de Andrade (1893-1945) ainda na década de 1920, iremos analisar os textos 400 anos de pré-história das artes (1954), São Paulo e o art nouveau (1953), Contribuição ao estudo do art nouveau no Brasil (1957) e Introduzione al Brasile (1960) apontando como neles se delineia a revisão histórico-crítica proposta por Motta e quais os seus fundamentos. A leitura de Motta diferenciando-se do que nas últimas décadas tem-se chamado de trama dominante da historiografia da arquitetura moderna brasileira, chave interpretativa que constrói uma ligação indissolúvel e naturalizada entre o barroco-colonial e as primeiras manifestações do moderno tem como ponto de partida as insuficiências e limitações do desenvolvimento cultural brasileiro. Chamando a atenção para novos períodos históricos (como a Primeira República) e regiões do país (São Paulo, por exemplo), o autor irá de certa forma atualizar as preocupações de Mário de Andrade, em relação ao significado da tradição e a importância da produção coletiva e sistemática, e em relação às ligações entre arte, trabalho, técnica e indústria. Refletirá criticamente sobre o movimento moderno brasileiro, com a identificação de diferentes tendências e a busca de novos fundamentos para a produção arquitetônica, assim como uma valorização pioneira da obra de Vilanova Artigas. O estudo da revisão histórico-crítica, assim, traz à tona um elo importante da história intelectual de São Paulo, contribuindo para que, hoje, possamos caminhar em direção a um entendimento mais problematizado da arquitetura moderna brasileira, em suas disjuntivas, contradições e possibilidades.
Titre en anglais
Reconstrução da história e projeto moderno em Flávio Motta
Mots-clés en anglais
Art nouveau
Criticism of architecture
Flávio Motta
Modern architecture
Resumé en anglais
The present work intends to investigate the activity of reconstruction of the history of art and architecture in Brazil, by means of Flávio Lichtenfels Mottas critical and historiographical work in the years of 1950. Beginning with the operation of traditionalization of the present, as conceived by Mário de Andrade (1893-1945) in the 1920s, we will analyze the articles 400 anos de pré-história das artes (1954), São Paulo e o art nouveau (1953), Contribuição ao estudo do art nouveau no Brasil (1957) e Introduzione al Brasile (1960) indicating how in such texts the historical-critical revision proposed by Motta is laid out and what are its fundamentals. Mottas critical perspective differentiating itself from what in recent decades has been called the dominating trend in historiography of brazilian modern architecture, which builds an indissociable and naturalized connection between colonial baroque and the initial manifestations of the modern has as a starting point the shortcomings and limitations of brazilian cultural development. Bringing focus to new historical periods (as the First Republic) and regions of the country (São Paulo, for instance), the author will update Mario de Andrades concerns, in terms of the meaning of tradition and the importance of systematical and collective production, and in terms of the connections between art, work, technique and industry. In an effort of critical reflection regarding Brazils modern movement, the author will identify diverse tendencies and search for new fundamentals for the production of architecture, and also establish a pioneering re-apprehension of the work of Vilanova Artigas. The study of historical-critical revision, in that way, brings to perspective an important link of São Paulos intellectual history, contributing to a more complex understanding of modern brazilian architecture, in its distinct components, contradictions and possibilities.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
dissertacao.pdf (4.08 Mbytes)
Date de Publication
2011-03-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.