• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-09042008-103022
Document
Auteur
Nom complet
Luis Vicente Barros Cardoso de Melo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Machado, Regina Stela Barcelos (Président)
Dias, Carla da Costa
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
Titre en portugais
Brincando com bambus e panos: um espaço de aprendizagem coletiva
Mots-clés en portugais
aprendizagem
arte-educação
brincar
design.
Resumé en portugais
O ponto de partida desse trabalho são as práticas da disciplina eletiva Tópicos Especiais em Design XV - Bambu, oferecida aos alunos de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), que tem como foco a utilização do bambu em construções coletivas. Esta dissertação investiga as contribuições dos brinquedos para a formação de um espaço de convivência e aprendizagem, relatando a história de uma pesquisa a partir de oficinas realizadas com um brinquedo feito de bambus e panos chamado Ciranda das Cores. Esse brinquedo foi construído na comunidade do Horto, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. A brinquedoteca Volante do Horto é um dos pólos de ação do Projeto Rede Brincar e Aprender, que tem como objetivo valorizar o brincar no dia - a - dia da comunidade contribuindo para a formação solidária e harmoniosa da criança.
Titre en anglais
Playing with bamboo and fabric: a space of group learning.
Mots-clés en anglais
art-education
design.
Learning
play
Resumé en anglais
The starting point of this work is the practice of an optional class "Especial Topics in Design XV - Bamboo" offerred to the graduation students of Pontific Catholic University of Rio de Janeiro (PUC- RIO), which has the focus of using bamboo in group constructions. This dissertation investigate the toys' contributions to in the formation of learning and co-living space, reporting the story of a research based in workshops performed with a toy made with bamboos and fabric called Ciranda das Cores (Circle of Collors). This toy was built in a "Horto" community, found in the South Zone of Rio de Janeiro. The toyplace "brinquedoteca Volante do Horto" is one of the main pole of action of the project Rede Brincar e Aprender (Play and Learn Net), which has the goal of valorizating the playing in the community day- by- day contributing to the solidary and harmonious child constitution.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
luisvicentebarros.pdf (13.66 Mbytes)
Date de Publication
2008-04-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.