• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-09042008-103022
Documento
Autor
Nome completo
Luis Vicente Barros Cardoso de Melo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Machado, Regina Stela Barcelos (Presidente)
Dias, Carla da Costa
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
Título em português
Brincando com bambus e panos: um espaço de aprendizagem coletiva
Palavras-chave em português
aprendizagem
arte-educação
brincar
design.
Resumo em português
O ponto de partida desse trabalho são as práticas da disciplina eletiva Tópicos Especiais em Design XV - Bambu, oferecida aos alunos de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), que tem como foco a utilização do bambu em construções coletivas. Esta dissertação investiga as contribuições dos brinquedos para a formação de um espaço de convivência e aprendizagem, relatando a história de uma pesquisa a partir de oficinas realizadas com um brinquedo feito de bambus e panos chamado Ciranda das Cores. Esse brinquedo foi construído na comunidade do Horto, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. A brinquedoteca Volante do Horto é um dos pólos de ação do Projeto Rede Brincar e Aprender, que tem como objetivo valorizar o brincar no dia - a - dia da comunidade contribuindo para a formação solidária e harmoniosa da criança.
Título em inglês
Playing with bamboo and fabric: a space of group learning.
Palavras-chave em inglês
art-education
design.
Learning
play
Resumo em inglês
The starting point of this work is the practice of an optional class "Especial Topics in Design XV - Bamboo" offerred to the graduation students of Pontific Catholic University of Rio de Janeiro (PUC- RIO), which has the focus of using bamboo in group constructions. This dissertation investigate the toys' contributions to in the formation of learning and co-living space, reporting the story of a research based in workshops performed with a toy made with bamboos and fabric called Ciranda das Cores (Circle of Collors). This toy was built in a "Horto" community, found in the South Zone of Rio de Janeiro. The toyplace "brinquedoteca Volante do Horto" is one of the main pole of action of the project Rede Brincar e Aprender (Play and Learn Net), which has the goal of valorizating the playing in the community day- by- day contributing to the solidary and harmonious child constitution.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
luisvicentebarros.pdf (13.66 Mbytes)
Data de Publicação
2008-04-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.