• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-08062015-124306
Documento
Autor
Nombre completo
Clarissa Lopes Suzuki
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Mattar, Sumaya (Presidente)
Araujo, Betania Libanio Dantas de
Machado, Regina Stela Barcelos
Título en portugués
Cadernos de artista: páginas que revelam olhares da arte e da educação
Palabras clave en portugués
Arte
Caderno de artista
Construção do olhar
Educação
Escola pública
Resumen en portugués
Esta pesquisa fala sobre Cadernos de Artista na intersecção entre duas áreas: a arte e a educação. Na tentativa de valorizar a práxis dos sujeitos da arte e da educação e ressignificar alguns instrumentos desgastados no espaço escolar, investigou-se as contribuições do exercício com a arte para a construção do olhar do artista, do professor e do aluno, dirigindo a pesquisa de forma que o objeto metodológico utilizado fosse um caderno que permitisse abrigar experiências com a arte, despertando relações cognitivas e afetivas no processo de construção do conhecimento. Está dividida e impressa em quatro partes diferentes: INTRODUÇÃO/CONCLUSÃO, I-CADERNO DA ARTISTA, II-CADERNO DA ARTISTA/EDUCADORA e III-CADERNO DOS ALUNOS. Tratados também como cadernos, cada um deles disserta a respeito da análise sobre o que foi produzido pelos sujeitos indicados. A pesquisa está fundamentada pelos aportes teóricos da Perspectiva Histórico-Cultural no campo da arte e da educação, embasada nos estudos de Lev Semenovich Vigotski e seus interlocutores, bem como na concepção de uma educação crítica e libertadora, segundo Paulo Freire, costurada, ainda, a textos e contribuições teóricas de inúmeros artistas, entre eles a concepção de artista-propositor, de Lygia Clark. O principal objetivo da pesquisa é contribuir com as discussões acerca das práticas contemporâneas de ensino de arte no contexto da escola pública, e isso inclui a formação de professores críticos e sensíveis e ações que partam das problematizações decorrentes dessa realidade.
Título en inglés
Artist's Notebooks: pages which reveal the many outlooks of Art and Education
Palabras clave en inglés
Artist's Notebooks
Arts
Education
Pointof-view construction
State School
Resumen en inglés
This research focuses on Artist's Notebooks and its intersection between two fields: Arts and Education. In the attempt to value one's praxis in Art and Education and to give a new meaning to some outdated instruments in the school environment, we investigate the contributions of the exercise through Art towards the construction of the artist's point-of-view, besides the teacher's and the student's. Therefore, it leads the research to the methodological object: a notebook which brings Art experience and awakes cognitive and affective relations in the process of building knowledge. Thus, the thesis is divided into four different parts: Introduction/ Conclusion, I- Artist's Notebook, II- Artist/Educator's Notebook and III-Student's Notebook. Also treated as notebooks, each one talks about the analyses on what was produced by the correspondent person. This research is based on the Cultural-historical Perspective in the Arts and Education fields, based on Lev Semenovich Vigotski theory and his interlocutors, as much as in the concept of a critical and liberating education, according to Paulo Freire. Also, it is linked to texts and theoretical contributions of many artists, such as the conception between artist-proposer, by Lygia Clark. The main purpose, nonetheless, is to contribute to the discussions about the Art education contemporary praxis in the state schools reality and that embraces the training of critical and sensitive teachers and actions which come from the questionings originated inside this reality.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Clarissa_ONLINE.pdf (3.43 Mbytes)
Fecha de Publicación
2015-06-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.