• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-03062014-151612
Documento
Autor
Nome completo
Jurema Luzia de Freitas Sampaio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos (Presidente)
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
Rosenthal, Dália
Sardelich, Maria Emilia
Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da
Título em português
O que se ensina e o que se aprende nas licenciaturas em artes visuais a distância?
Palavras-chave em português
Educação a Distância
Epistemologia da Educação a Distância em Artes Visuais.
Formação de Professores de Artes Visuais
Resumo em português
Esta pesquisa de doutorado em Artes Visuais começou no ano de 2010, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, intitulada O que se ensina e o que se aprende nas Licenciaturas em Artes Visuais a distância?, sob orientação da Profa. Dra. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, e tem como objetivo principal o de realizar síntese analítica e crítica de currículos de formação de profissionais de Ensino de Artes Visuais nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais oferecidos na modalidade de Educação a Distância. Trata, principalmente, do mapeamento de uma área ainda iniciante em termos de pesquisa: a verificação da qualidade da formação de professores de arte visuais feita na modalidade de Ensino chamada de Educação a Distância EaD. Como o tema é inédito na área de Ensino de arte, os três capítulos, mais as considerações finais percorrem um caminho pavimentado de muito mais perguntas do que certezas, buscando dar voz aos atores desses processos educativos, em especial aos alunos dos cursos dessas licenciaturas. Composta de referencial teórico inter e multidisciplinar, mais a pesquisa de campo, com entrevistas, busca traçar as bases para a construção de uma Epistemologia do Ensino de Artes Visuais por Educação a Distância, se colocando como uma abertura ao diálogo e à reflexão, necessários, em especial no cenário contemporâneo aonde, a cada dia mais, a Educação a Distância vem ganhando significativa expressão numérica, com a convicção de que EaD não pode ser entendida somente, como uma sucessão, ou substituição da Educação presencial, pois, sua função é, além de aumentar o acesso ao conhecimento, a de realizar-se como uma prática significativa e consequente em relação aos princípios dos projetos pedagógico contemporâneos.
Título em inglês
What is taught and what is learned in Visual Arts e-Learning?
Palavras-chave em inglês
Distance Education
Epistemology of Distance Education in Visual Arts.
Teacher Training for Visual Arts
Resumo em inglês
This doctoral research in Visual Arts began in 2010 in the School of Communication and Arts of University of São Paulo - ECA / USP, entitled "O que se ensina e o que se aprende nas Licenciaturas em Artes Visuais a distância?" under supervision of Profa. Dra. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, and aims to perform the analytical and critical synthesis of the training curricula of professional education in Visual Arts Bachelor of Visual Arts offered in the form of distance education. Comes mainly from the mapping of a fledgling area research terms checking the quality of teacher education in visual art made teaching method called Distance Education (e-Learning). As the topic is unprecedented in the field of art education, the three chapters, plus the final considerations go a path paved with more questions than answers, seeking to give voice to these actors educational processes, in particular the students of undergraduate courses such. Composed of inter and multidisciplinary theoretical framework, more field research with interviews, seeks to trace the foundations for building an epistemology of teaching Arts, posing as an opening to dialogue and reflection necessary, especially in the contemporary scenario where, every day more, distance education has been gaining significant numeric expression, with the belief that distance education cannot be understood only as a succession or replacement of classroom education, because its function is, in addition to increasing access to knowledge, to be held as a significant and consistent practice on the principles of contemporary pedagogical projects.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-11-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.