• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-03022017-163215
Documento
Autor
Nome completo
Mauricio da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima (Presidente)
Ferraz, Maria Heloisa Corrêa de Toledo
Machado, Eliany Salvatierra
Título em português
A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação
Palavras-chave em português
Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais
Arte/Educação
Comunicação/Educação
Educomunicação
Epistemologia
Resumo em português
SILVA, Mauricio da. A contribuição da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais para o desenvolvimento da epistemologia da Educomunicação. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado) ­ Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Inspirado em observações da práxis Arteducativa e Educomunicativa, este trabalho identifica e analisa as inter-relações teóricas da Arte/Educação, no paradigma da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais, e a Comunicação/Educação, no paradigma da Educomunicação, com o objetivo de refletir sobre os pontos que tem em comum para apontar as possíveis contribuições que a Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais pode fazer para o aprofundamento conceitual do campo da Educomunicação. São apresentadas as estruturas/sistemas das áreas de conhecimento híbridas da Arte/Educação e Comunicação/Educação dentro de um olhar transdisciplinar e suas diferentes vertentes relacionadas aos contextos, para referência comparativa na fundamentação das características da Abordagem Triangular e da Educomunicação. Por fim é indicado o Ler-Fazer- Contextualizar, base da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais como processo orientador para a desenvolvimento da práxis e epistemologia da Educomunicação.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Arte/Education
Comunication/Education
Educommunication
Epistemology
Triangular Teaching Approach of Arts and Visual Cultures
Resumo em inglês
Teaching Art and Visual Cultures can bring to conceptual deepenings in the field of Educomunication. This study exposes the structures/systems in hybrid knowledge areas of Art/Education as well as Communication/Education through a transdisciplinary view and their various contextualized dimensions, for comparative reference purposes, based on the grounds of the characteristics of the Triangular Approach and Educommunication. Finally, indicates the three combined actions Read-Do-Contextualize, the foundations of Triangular Teaching Approach of Arts and Visual Cultures, as a guiding process for the praxis and epistemology of Educommunication development.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MauriciodaSilvaVC.pdf (2.70 Mbytes)
Data de Publicação
2017-02-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.