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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-29042009-110819
Documento
Autor
Nome completo
Vânia Perrotti Pires Graziato
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Grinberg, Norma Tenenholz (Presidente)
Ribeiro, Maria Izabel Meirelles Reis Branco
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
Título em português
Cerâmica Kadiwéu - Processos, transformações, traduções: uma leitura do percurso da cerâmica Kadiwéu do século XIX ao XXI
Palavras-chave em português
Cerâmica
Cerâmica Indígena
Kadiwéu
Persistência
Poética visual.
Tradição oral
Resumo em português
O presente trabalho, resultado do contato com sociedades da Reserva Indígena Kadiwéu, localizada no Pantanal Sul-mato-grossense, verifica a cerâmica ali produzida pelas índias, no período compreendido entre o final do século XIX e a atualidade. A investigação focaliza o processo de produção, os padrões ornamentais, a forma e a função dos objetos, além dos materiais e técnicas utilizados. A cerâmica Kadiwéu difere, atualmente, das demais produções brasileiras principalmente pela ornamentação, marcada por grafismos e cores muito peculiares. Essa produção sofreu, durante o período ao qual a pesquisa se ateve, transformações significativas no que se refere aos padrões e técnicas ornamentais, possivelmente devido à fixação dos índios próximo a Serra da Bodoquena, que oferece grande variedade de matérias-primas, incorporadas às produções correntes. Foram utilizadas como referência para esta pesquisa duas importantes coleções etnográficas: a de Guido Boggiani, que esteve entre os Kadiwéu em 1892 e 1897 e se encontra, sobretudo, em museus da Itália e a coleção recolhida por Darcy Ribeiro na década de 1940, período em que conviveu com eles. Essas coleções diferem muito da produção atual, conforme verificação feita durante os anos 2000 e 2005. A aproximação aos processos de produção, das formas, cores e padrões, impressos na cerâmica Kadiwéu, possibilitou a compreensão da real dimensão das inúmeras possibilidades de exploração do barro transformado pelo fogo, propondo, então, uma tradução poética dessa observação. São de essencial importância a apresentação desse percurso, a verificação e o registro dos processos de produção atuais, usados pelas mulheres índias para preparar, modelar e submeter o barro à ação mágica e transformadora do fogo. A tradução poética aqui delineada nasceu desse encontro, que provocou reflexões manifestadas por dois conceitos: persistência e tradição oral.
Título em inglês
Cerâmica Kadiwéu: processos, transformações, traduções. Uma leitura do percurso da cerâmica Kadiwéu do século XIX ao XXI.
Palavras-chave em inglês
Indian pottery
Kadiweu
Oral tradition
Persistence
Pottery
Visual poetics.
Resumo em inglês
This work, resulting from contact with Reserva Indígena Kadiwéu (Kadiweu Indian Reserve) societies, located in South Mato Grosso state marsh region (Pantanal), focuses on pottery made by female Indians between late XIXth century and today. Besides material and techniques used, the investigation focuses on objects production process, ornamental patterns, form, and function. Nowadays, Kadiweu pottery differs from other Brazilian natives production mainly in ornamentation, marked by distinctive graphisms and colors. During the period researched, this productions patterns and ornamental techniques have significantly changed, possibly due to the settlement of that native group near Bodoquena Range, where they find a variety of raw material, incorporated to their current production. Two important ethnographic collections were used as a reference for this research: that of Guido Boggiani (who visited the Kadiweu Indians in 1892 and 1897), now specially found at Italian museums, and that accumulated by Darcy Ribeiro in the last century 40s, when he lived with them. These collections differ a lot from current production, as verified in 2000 and 2005. Approaching production processes, forms, colors and patterns imprinted in Kadiweu pottery provided comprehension of the actual dimension of the numberless possibilities of fire-transformed clay exploitation, leading then to a poetic translation of this observation. Of essential importance are presenting this trajectory, checking and registering present production processes used by female Kadiweu Indians in preparing, modelling and subjecting clay to the magic and transforming action of fire. The poetic translation here outlined was born from this meeting, which caused reflections manifested through two concepts: persistence and oral tradition.
 
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5330432.pdf (4.62 Mbytes)
Data de Publicação
2009-05-04
 
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