• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2011.tde-26112011-142704
Documento
Autor
Nome completo
André Luiz Yassuda
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Grinberg, Norma Tenenholz (Presidente)
Barreto, Paulo de Tarso Oliva
Jardim, Evandro Carlos Frasca Poyares
Título em português
Passagens
Palavras-chave em português
n/a
Resumo em português
Passagens se refere à transição, deslocamento, mudança, transmissão e continuidade. Percepção do corpo como um todo na ação do fazer; no movimento e suas ressonâncias, na conexão com a respiração e como isso se transmite na modelagem dos trabalhos. Se passagem implica aqui em relacionar diferenças, algo que se dá entre o ser e a matéria, estamos falando de uma matéria inerte, fria e amorfa que recebe, registra e devolve uma ação1 que se dá a partir do contato com as mãos e o corpo. No início trabalhei a partir de galhos de árvores como uma estrutura para a modelagem, determinada pelo crescimento do vegetal; matéria que se organizava movida por um princípio de energia vital, sobrepondo neles a argila que se agregava sobre os movimentos da sua forma. Num segundo momento, durante a secagem dos trabalhos, fui realizando outras intervenções, até o momento da queima, quando os galhos desapareceram deixando vazios e vestígios de seu contato com a argila. A composição de massas cerâmicas associada à queima como processo de transformação, onde o forno é construído adequando-se a cada trabalho são questões também importantes que vem sendo desenvolvidas. Iniciada através da pintura e da gravura, a presente pesquisa expandiu-se aos processos da cerâmica. Trabalhando com procedimentos de destruição e regeneração, a relação entre intenção e acaso se dá por sobreposições contínuas. Na montagem dos trabalhos, diferentes contextos trazem questões específicas ao processo de criação, envolvendo a elaboração de instalações e pensando as peças como partes de um corpo que se articula pela aproximação e combinação entre elementos diversos, incluindo as pinturas, madeiras encontradas, como pedaços de árvores e gravuras.
Título em inglês
Passagens
Palavras-chave em inglês
n/a
Resumo em inglês
Passages refers to transition, displacement, change, transmission and continuity. Perception of the body as a whole in the action of making; the movement and its resonances in connection with breathing and how this is transmitted in modeling the pieces. If passages here means relating differences, something that occurs somewhere between the being and the matter, we are talking about a cold, amorphous and inert matter which absorbs, register and gives back an action1 from the contact with the hands and body. Initially I worked from tree branches as a structure determinate by the growing of the plant, matter which organizes itself moved by a principle of vital energy, superposing the clay on the movements of its forms. Afterwards, as the pieces would get dry, Ive realized other interventions on it, until the moment of the firing, when the branches disappeared, leaving voids and vestiges of its contact with clay. The blending of ceramic materials as a composed paste, associated with firing as a process of transformation, in which the kiln is build in adequacy to each work, are also important issues that are being developed in this research. Initiated through painting and engraving, this research expanded to the medium of ceramics, working with proceedings of destruction and regeneration, in the relation of intention and unpredictability a construction that comes into being by means of continuous superposition. In the assembly of the works, different contexts bring specific situations to the process of creation, involving the elaboration of installations and thinking the pieces as parts which articulate by approximation and combination between diverse elements, including the paintings, found objects, as pieces of woods and the works in engraving technique.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-05-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.