• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Augusto Pasta
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Giannotti, Marco Garaude (Presidente)
Fajardo, Carlos Alberto
Mammi, Lorenzo
Naves, Rodrigo Figueira
Venancio Filho, Paulo
Título em português
A educação pela pintura
Palavras-chave em português
Artes (educação)
Pintura
Pintura (educação)
Resumo em português
Os textos aqui reunidos foram escritos ao longo dos últimos cinco anos. Na sua maioria, são pequenos ensaios sobre pintura e pintores, geralmente publicados em jornais, revistas e catálogos. Muitos deles foram escritos a pedido de editores, redigidos para comunicações em seminários ou para acompanhar exposição de minha curadoria. Essas circunstâncias, acredito, ajudaram a criar o estímulo necessário à sua elaboração, que foi, a cada vez, um desafio a ser vencido. Estou certo também de que, a despeito dessa demanda externa, os temas e questões de que esses textos tratam, não se distanciam daquilo que constitui minha área de interesse, dentro do vasto universo da arte e da pintura. Esses escritos constituem a parte principal dessa dissertação. Exceto por dois textos, o primeiro, "Dentro e fora da pintura", no qual busco contar uma espécie de história informal do meu trabalho por meio dos seus temas, e o segundo, "Porque desenho", onde procuro estabelecer a relação entre meu trabalho em pintura e em desenho, evitei falar de mim de maneira mais extensa e demorada, tendo em vista as dificuldades habituais que o artista plástico enfrenta ao tentar acercar-se de sua própria produção. Como se sabe, a pesquisa artística segue caminhos diferentes da pesquisa acadêmica. Traçando rumos mais imprevisíveis, buscando seu sentido em algo ainda não de todo constituído, num incessante vir a ser, ela é diferente das pesquisas cujo campo de ação pode ser determinado de antemão e cuja margem de desvio é muito mais controlada, fatores que as tornam também mais facilmente comunicáveis. Uma das maneiras que encontrei para completar esse conjunto de textos, - também como uma forma de abordar melhor meu trabalho -, foi a de incluir, como anexo, quatro entrevistas que pude dar ao longo de vários anos, o que acabou por perfazer, acredito, um arco temporal que permite ao leitor identificar as mudanças e deslocamentos tanto do meu processo pictórico quanto do meu modo de compreendê-lo. Essas entrevistas também já foram publicadas, seja em jornal, revistas ou livro, seja acompanhando uma exposição dos meus trabalhos. Acredito que a forma da entrevista tenha tornado mais fácil, para mim, a aproximação do meu próprio trabalho. Sinto-me menos constrangido com ela, tal como ocorre quando escrevo sobre a produção de outro artista. Acredito, também, que a parte mais significativa do que apresento, seja o meu próprio trabalho prático. É ele, na verdade, que move o conjunto do que faço e penso, assim como é ele que talvez lhe possa conferir um sentido.
 
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-03-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.