• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-12122011-223724
Document
Auteur
Nom complet
Lucila Carvalho Junqueira Meirelles
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Laurentiz, Silvia Regina Ferreira de (Président)
Machado Neto, Arlindo Ribeiro
Salles, Cecília Almeida
Titre en portugais
3 óperas de José Roberto Aguilar e algumas referências da arte conceitual dos anos 1970
Mots-clés en portugais
Arte e magia
Arte-conceitual
Colonização cultural
Vídeo/mídia
Resumé en portugais
Este estudo resulta de um levantamento de dados, reflexões e análises sobre 3 Óperas conceituais do artista plástico José Roberto Aguilar, realizadas nos anos 1970: Circo Antropofágico Ambulante Cósmico Latino Americano apresenta essa noite: a transformação permanente do tabu em totem; Ópera o 3º mundo; 3 lutas de samurai, 25 metros de pintura contra 3 demônios que assolam a vídeo-arte nacional. Sob a luz da arte conceitual praticada naquela época, foram selecionados alguns procedimentos e processos criativos utilizados pelo artista e a partir daí foram posicionados temas de discussão, como: a crítica da crítica, arte e magia, a performance do autor, o vídeo como mídia, temas pertinentes àquela época. O tema Antropofagia, recorrente na obra de Aguilar, foi abordado através de um vídeo de 13 minutos. A contribuição desta dissertação é revelar dados e pontos de vista de 3 Óperas de Aguilar e ampliar os arquivos da arte dos anos 1970 para os estudos contemporâneos.
Titre en anglais
3 óperas de José Roberto Aguilar e algumas referências da arte conceitual dos anos 1970
Mots-clés en anglais
Art and magic
Conceptual art
Cultural colonization
Video/media.
Resumé en anglais
This dissertation is the result of a data collection, reflections and analysis on the three conceptual Operas made by the artist Jose Roberto Aguilar, realized in the seventies: Circo Antropofágico Cósmico Ambulante Latino Americano apresenta esta noite: A Transformação permanente do Tabu em Totem; Ópera do 3º mundo; As 3 lutas de samurai e os 25 metros de pintura contra os demonios que assolam a arte contemporânea brasileira. Under the perspectives of the conceptual art at that time it was selected some procedures and creative processes used by the artist. From this point of view were positioned topics of discussion, like: the critic of the critic, art and Magic, authors performance, and video media. Important themes at that time. The theme Antropofagia, recurring in the work of Aguilar, was approached in a poetic 13-minute video, where the artist through interviews and reading the manifesto anthropophagic shows his vision of anthropophagic world. The contribution that master degree is to reveal datas and some points of views about three Operas Aguilar, and to amplify the archives of the art from the 70's, to contemporary studies.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-02-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.