• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2008.tde-11052009-150004
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo Roclaw Basbaum
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Grossmann, Martin (Presidente)
Fajardo, Carlos Alberto
Giannotti, Marco Garaude
Mello, Cecilia Cotrim Martins de
Rolnik, Suely Belinha
Título em português
Você gostaria de participar de uma experiência artística? (+ NBP)
Palavras-chave em português
Arte contemporânea
Artista como agente cultural
Escultura
Práticas participativas
Teoria de artista
Resumo em português
Nesta Tese, elaboro uma investigação acerca de meu projeto de trabalho Você gostaria de participar de uma experiência artística?, em desenvolvimento desde 1994. Trata-se de um projeto que envolve aspectos de participação do espectador, escultura e instalação, assim como uma abordagem do circuito de arte. A pesquisa se desenvolve em duas etapas complementares: em um primeiro momento, é elaborada a noção de Künstlertheorie ou Teoria de Artista, como procedimento de trabalho que envolve ao mesmo tempo a produção de textos e de obras de arte, articulando teoria e prática a partir de um sistema de revezamentos plásticodiscursivos; em um segundo momento, procura-se desenvolver o que seria a teoria do projeto Você gostaria de participar de uma experiência artística?, com a utilização da chamada escrita de artista na elaboração de uma nova narrativa, que incorpora diversos escritos já existentes articulando, deste modo, formas visuais e discursivas. Como resultado, é produzido um texto que ao mesmo tempo que se inscreve como teoria de artista (Künstlertheorie), indaga acerca da possibilidade de funcionar enquanto obra de arte.
Título em inglês
Você gostaria de participar de uma experiência artística? (+ NBP)
Palavras-chave em inglês
Artist as cultural agent
Artists theory
Contemporary art
Participatory practices
Sculpture
Resumo em inglês
On this Thesis, I elaborate an investigation about Would you like to participate in an artistic experience?, a project of mine under development since 1994. This project involves aspects of participatory practices, issues on sculpture and installation, and an approach towards the art circuit. The research is developed in two complementary parts: firstly, the notion of Künstlertheorie or artists theory is established, as an working procedure that involves at the same time the production of texts and artworks, articulating theory and practice from the standard of a plastic-discursive rotation system; secondly, it is elaborated what might be considered the theory of the Would you like to participate in an artistic experience? project, with the use of the socalled artists writing. A new narrative is brought forward, with the use of several preexisting writings, articulating visual and discursive forms. As a result, a text is produced, one that is inscribed as artists theory (Künstlertheorie); at the same time, it inquires about the possibilities of its functioning as a work of art.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
5064856.pdf (9.85 Mbytes)
Data de Publicação
2009-07-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.