• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-10112014-143941
Document
Auteur
Nom complet
Lucas Jara Soares
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Dias Filho, Geraldo de Souza (Président)
Bahia, Dora Longo
Freire, Maria Cristina Machado
Titre en portugais
A arte em suspenso. Crítica, processo e a dimensão transcendente
Mots-clés en portugais
-
Resumé en portugais
A presente pesquisa recupera o projeto de aproximação entre arte e vida, e considera, a partir da própria produção escrita no interior da academia, a distância entre arte e não-arte. Pensa-se que ao tornar aspectos da arte consciente, o artista contemporâneo que escreve aproxima-se da filosofia, e assim, confirma "profecias" do pensamento romântico anunciadas já no século XVIII. Em relação à tradição mais ampla a que se vincula esta filosofia, podemos verificar algumas das consequências mais radicais do projeto vanguardista de aproximação entre arte e vida. Pois durante aquele período, a arte foi reconhecida por uma série de pensadores como a prática humana de mais elevada significação. Compreendendo então a nós mesmos, contemporaneamente, muito à margem do campo tradicional da arte - e tomando liberdades de artista em relação à história -, reconsideramos noções centrais a esta tradição, como as de espiritualidade e genialidade, pensando-as em relação a proposições como a de que, após Duchamp, todos somos artistas, e qualquer coisa pode ser arte. Surpreendentemente, estas ideias já estavam de certo modo presentes no pensamento romântico quando então se considerou que todos somos gênios, e que teríamos apenas que atentar para as condições propícias a seu desenvolvimento. Reconhecendo então afinidades entre a filosofia e a arte no que se refere a um amplo projeto comum de operar sobre as limitações da experiência humana, e ao desejo de fazer ascender a potência do indivíduo, propõe-se a admissão da filosofia - não como coisa teórica ou abstrata, mas como modo de vida! - no lugar da arte. Compreende-se, claramente, que a filosofia não é unívoca, mas acredita-se na importância da consideração poética da profunda potência de transformação de toda aquela [filosofia] que admite a possibilidade de sua realização na vida, como arte.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
-
Resumé en anglais
This research retrieves the project of approaching art and life, and considers, from the written production itself within the academy, the distance between art and non-art. We understand that by making aspects of art conscious, the contemporary artist who writes gets closer to philosophy, and thus confirms "prophecies" of the romantic thought already announced in the eighteenth century. Regarding the broader tradition that this philosophy is linked to, we can consider some of the most radical consequences of the avant-garde project of rapprochement between art and life. For during that period, art has been recognized by a number of thinkers as the human practice of highest significance. Then understanding ourselves, contemporaneously, greatly on the margins of the traditional field of art - and taking artist liberties in relation to history - we have reconsidered notions which are central to this tradition, such as spirituality and genius, considering them in relation to propositions such as that, after Duchamp, we are all artists, and anything can be art. Surprisingly, these ideas were already in a certain way present in the romantic thought when it was considered that we are all geniuses, and we would just have to pay attention to the conditions conducive to our development. Then recognizing affinities between philosophy and art in relation to a large joint project to operate on the limitations of human experience, and the desire to ascend the power of the individual, the admission of philosophy is proposed - not as something theoretical or abstract, but as a way of life! - taking the place of art. It is clearly understood that philosophy is not univocal, but, rather, what we believe to be important to consider is the poetic account of the deep transformation power of all philosophy which admits the possibility of its fulfillment in life, as art.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
LucasJaraSoaresVC.pdf (1.36 Mbytes)
Date de Publication
2014-11-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.