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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2013.tde-07022014-144951
Document
Auteur
Nom complet
Patricia Araujo Vasconcelos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Andrade, Mario Celso Ramiro de (Président)
Musa, Joao Luiz
Salles, Cecília Almeida
Titre en portugais
O corpo é ser: diários sobre a distância
Mots-clés en portugais
corpo
deslocamento
identidade
memória
performance
processo
viagem
Resumé en portugais
O corpo é ser: diários sobre a distância é uma investigação que parte da condição do deslocamento/desterro a caminho de discussões que interrelacionam dados inerentes ao meu processo de criação a abordagens teóricas e artísticas. Tomando a crítica de processo, proposta por Cecilia Salles, como metodologia, faço um resgate de materias de registro que apontam para trabalhos que desenvolvi entre 2009 e 2013, apresentados no corpo do texto. A estrutura da dissertação se divide em dois cadernos. O primeiro contém um embate das referências teóricas e processuais relacionadas ao contexto do deslocamento e da condição de estrangeiro e é dividido em três capítulos que discutem: a viagem como possibilidade artística, a memória e os diários como aparatos processuais e o corpo em ações performativas. O segundo caderno trata-se de um livro-processo que abriga uma coleção de vestígios que deflagram os caminhos tateados para a construção desta pesquisa.
Mots-clés en anglais
body
displacement
identity
memory
performance
process
travel
Resumé en anglais
The work "O corpo é ser: diários sobre a distância" is an investigation that starts from the condition of displacement/exile and moves into an argumentation that correlates a theoretical research to data about my creative process. Guided by the theoretical approach called crítica de processo, as proposed by Cecilia Salles, I recover documentary material within the work I developed as a photographer from 2009 to 2013 and the selection is presented within the text. The essay is divided in two books. The first book contains a clash of theoretical frameworks and procedures about the concept of displacement and the foreigner condition, this portion is divided in three chapters in which I discuss: the trip as an artistic experiment, memory and the making of diaries as procedural apparatus, and the body in performance. The second book is a process-book containing a collection of traces that trigger paths groped to build this research.
 
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Date de Publication
2014-02-11
 
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