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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-05072009-220947
Document
Author
Full name
Andrea Fraga da Silva
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2008
Supervisor
Committee
Laurentiz, Silvia Regina Ferreira de (President)
Greiner, Christine
Machado Neto, Arlindo Ribeiro
Title in Portuguese
O corpo artista no ambiente virtual: imersão e interatividade em cibercenários interativos
Keywords in Portuguese
Cibercenários interativos
Corpo artista
Dança
Realidade virtual
Tecnologia
Abstract in Portuguese
Nesta dissertação apresenta-se uma reflexão sobre a pesquisa de dança com cibercenários interativos, realizada entre 2001 e 2007. A partir do ponto de vista de quem dança, são analisadas as experiências de imersão e interatividade na relação entre corpo e ambiente virtual/tecnológico. Na sua qualidade de imagem digital, estes cenários podem ser atualizados em diversas situações, como, por exemplo, no monitor do computador, na forma de instalação, ou em CAVE (ambiente de realidade virtual), em que estão abertos para a interação de qualquer pessoa. A montagem cênica é uma dessas possibilidades de atualização dos cibercenários, na qual a interação é desempenhada por um dançarino. Neste trabalho pretende-se mostrar como é diferente a interação desses sujeitos, o interator receptor e o interator dançarino, quanto ao objetivo e resultado da interação, especialmente no que se refere ao corpo em movimento. Nessa diferença se encontra a ação do corpo artista como elo de convergência entre as artes cênicas e visuais.
Title in English
O corpo artista no ambiente virtual: imersão e interatividade em cibercenários interativos
Keywords in English
Artist body
Dance
Interactive cyberworlds
Technology
Virtual reality
Abstract in English
This dissertation presents some ideas about the dance research, made from 2001 until 2007, with interactive cyberworlds as set. From the dancers point of view, the experiences of immersion and interactivity were analyzed, considering the relationship between body and technological/virtual environment. As digital images, these sets can be updated in different situations such as: at the computers monitor; as installation; or in the CAVE (virtual reality environment), where they are open for the publics interaction. The theater production using those images as set is one possible updating of the cyberworlds, where the interaction is done by a dancer. The present work intends to show how different can the interaction of both public and dancer be, in terms of the goal and results of such interactions, considering mainly the moving body. Pointing out this difference, the action of the artist body appears as a link between dance and visual arts.
 
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227330.pdf (6.06 Mbytes)
Publishing Date
2010-08-10
 
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