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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2012.tde-03092012-185938
Documento
Autor
Nome completo
Arnaldo Valente Germano da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Gross, Maria do Carmo Costa (Presidente)
Grossmann, Martin
Khouri, Omar
Prado, Gilberto dos Santos
Sogabe, Milton Terumitsu
Título em português
[Autor]retrato Coletivo, uma Poética da Autoria Aberta: Poética da Autoração, Poéticas em Coletividade e uma taxonomia para a Espect-Autoria - agenciamento autoral dos espectadores nas artes participativas e interativas.
Palavras-chave em português
Artes Participativas e Interativas
Autorretrato Coletivo
Espect-Autoria e Agenciamento Autoral
Fotografia e Novas Mídias
Obra Aberta x Obra Autorável
Poética da Autoração
Poética da Autoria Aberta
Poéticas em Coletividade
Resumo em português
Esta tese de doutorado apresenta um estudo e formulações teóricas sobre o conceito de espect-autoria e defende os conceitos de Poética da Autoria Aberta, Poética da Autoração e Poéticas em Coletividade como praxis artística de apropriação dos dispositivos de produção das representações sociais, no contexto da autoria dos espectadores nas artes participativas e interativas. Numa transferência interdisciplinar de conceitos a exemplo do conceito espect-autor de Gellouz (2007), o estudo propõe as noções de autorabilidade, obra autorável, agenciamento autoral do espectador e trinômio produção/recepção/produção bem como os conceitos formulados de função-espect-autor, espect-autor em coletividade, particip-autor, inter-autor e trans-autor, que privilegiam a noção de autoria em suas notações, configurando uma taxonomia mais apropriada para compor um vocabulário que permita designar e compreender a noção de espect-autoria, ou seja, a produção autoral dos espectadores, enquanto forma, repertório e significados, nas obras cuja abertura poética propõe desafios autorais aos seus espectadores. A principal referência artística e fonte desta pesquisa é a série Autorretrato Coletivo (1987-), um conjunto de obras participativas e interativas que eu proponho como repositório dialógico e polifônico da identidade coletiva, tendo como princípio a apropriação dos espectadores enquanto autores de suas identidades no corpus da obra. Em suma, a função-autor exercida pelos espectadores, mais precisamente a sua função-espect-autor, em processos de criação/co-criação ou recriação (por recombinação e/ou repertoriação) no contexto das artes participativas e interativas, tem profundas implicações para nossa compreensão da evolução da arte como um fenômeno coletivo.
Título em inglês
Collective Authorself-Portrait, a Poetics of the Open Authorship: Authoring Poetics, Multi-Poetics in Collectivity and a taxonomy for the Spect-Authorship - authorial agency of the spectators in participatory and interactive arts.
Palavras-chave em inglês
Authoring Poetics
Collective Self-Portrait
Multi-Poetics in Collectivity
Open Work x Authorable Work
Participatory and Interactive Arts.
Photography and New Media
Poetics of the Open Authorship
Spect-Authorship and Authorial Agency
Resumo em inglês
This thesis presents a study and theoretical formulations about the concept of spect-authorship on participatory and interactive artworks and defends the concepts of Poetics of the Open Authorship, Authoring Poetics and Multi-Poetics in Collectivity as artistic praxis of apropriation of the production devices of the social representations in the context of the spectators authorship in the participatory and interactive arts. Through an interdisciplinary transfer of concepts as Gellouz concept of spect-author (2007) , this study proposes the notions of authorability, authoriable artwork, authorial agency of the spectator, trinomial production/reception/production as well the concepts of function-espect-author, spect-author in collectivity, particip-author, inter-author and trans-author, which privilege the notion of authorship, setting a taxonomy more appropriate to compose a vocabulary that describes and increases the understanding of the concept of spect-authorship, the authorial production of the spectators as form, repertory and meanings, in the artworks whose poetic openness proposes authorial challenges to their spectators. The main artistic reference and source of this research is the series Collective Self-Portrait (1987-), a set of participatory and interactive artworks that I propose as a dialogic and polyphonic repository of the collective identity, based on the principle of appropriation of the spectators as authors of their own identities in the corpus of the artwork. Summing up, the author-function experienced by the spectators, more precisely their spect-author-function, in creation/co-creation or recreation process in the context of participatory and interactive arts, holds profound implications for our understanding of art evolution as a collective phenomenon.
 
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Data de Publicação
2013-01-14
 
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