• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-01112017-101945
Documento
Autor
Nombre completo
Cleber Alexsander Pereira Nunes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Buti, Marco Francesco (Presidente)
Penna, Paulo Camillo de Oliveira
Weiss, Luise
Título en portugués
A construção da imagem pela cor
Palabras clave en portugués
-
Resumen en portugués
O trabalho de pesquisa que orbita em torno de uma produção material e que vê seu desenvolvimento no dia a dia do ateliê tem em seu âmago o encontro entre um saber de natureza artesanal, do fazer manual, com um saber de ordem conceitual que habita o mundo das ideias. A resultante desse encontro é a realização de imagens carregadas de subjetividade e que podem ser melhor compreendidas quando analisadas pela ótica do sensível. Uma imagem para nascer necessita de uma linguagem que faça a transposição de uma ideia em objeto material. Aqui vamos nos aproximar da gravura e da fotografia, que são algumas dessas linguagens. Vamos também considerar as especificidades de cada uma delas, um ponto de aproximação que se estabelece e a utilização da cor como o principal elemento constitutivo das obras. Sendo o trabalho principal de ordem material, a enxuta parte textual é uma tentativa de apresentar algumas reflexões que estão presentes nos processos de criação das imagens, sendo que tais processos se encontram velados e perdidos em meio a linhas e cores.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
-
Resumen en inglés
The research that surrounds a material production and that sees its development in the atelier's daily life has in its essence the meeting between an artisan knowledge, related to a manual activity; and a conceptual knowledge, i. e., a theoretical one. This meeting results in subjective images that can be better understood when analyzed by the sensitive view. An image to born needs a language that does the transposition from an idea to a material object. In this research, we come closer to woodcuts, engraving and photography, which are some of these languages. We will also consider the specificities of each one of them, an established approach point and the color use as the main constitutive elements of the art works. Being the main work a material one, the text prime idea is an attempt to present some thoughts that are present in the process of creation of the images, considering that these processes are hidden and lost among lines and colors.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
CLEBERALEXSANDER.pdf (17.67 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-11-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.