• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-01112017-101945
Documento
Autor
Nome completo
Cleber Alexsander Pereira Nunes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Buti, Marco Francesco (Presidente)
Penna, Paulo Camillo de Oliveira
Weiss, Luise
Título em português
A construção da imagem pela cor
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
O trabalho de pesquisa que orbita em torno de uma produção material e que vê seu desenvolvimento no dia a dia do ateliê tem em seu âmago o encontro entre um saber de natureza artesanal, do fazer manual, com um saber de ordem conceitual que habita o mundo das ideias. A resultante desse encontro é a realização de imagens carregadas de subjetividade e que podem ser melhor compreendidas quando analisadas pela ótica do sensível. Uma imagem para nascer necessita de uma linguagem que faça a transposição de uma ideia em objeto material. Aqui vamos nos aproximar da gravura e da fotografia, que são algumas dessas linguagens. Vamos também considerar as especificidades de cada uma delas, um ponto de aproximação que se estabelece e a utilização da cor como o principal elemento constitutivo das obras. Sendo o trabalho principal de ordem material, a enxuta parte textual é uma tentativa de apresentar algumas reflexões que estão presentes nos processos de criação das imagens, sendo que tais processos se encontram velados e perdidos em meio a linhas e cores.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
-
Resumo em inglês
The research that surrounds a material production and that sees its development in the atelier's daily life has in its essence the meeting between an artisan knowledge, related to a manual activity; and a conceptual knowledge, i. e., a theoretical one. This meeting results in subjective images that can be better understood when analyzed by the sensitive view. An image to born needs a language that does the transposition from an idea to a material object. In this research, we come closer to woodcuts, engraving and photography, which are some of these languages. We will also consider the specificities of each one of them, an established approach point and the color use as the main constitutive elements of the art works. Being the main work a material one, the text prime idea is an attempt to present some thoughts that are present in the process of creation of the images, considering that these processes are hidden and lost among lines and colors.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
CLEBERALEXSANDER.pdf (17.67 Mbytes)
Data de Publicação
2017-11-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.