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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2013.tde-27022014-151807
Documento
Autor
Nome completo
Maria Thereza Peric de Freitas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Ramos, Marco Antonio da Silva (Presidente)
Albano, Ana Angélica Medeiros
Cintra, Fabio Cardozo de Mello
Kater, Carlos Elias
Machado, Marina Marcondes
Título em português
A fala como música no jogo dramático: um caminho resultante da ampliação da experiência estética na prática pedagógica
Palavras-chave em português
Amplitude da Sensibilidade
Escuta
Integração de Linguagens
Invenção
Jogo Dramático
Lúdico
Materialidade Sonora da Fala
Procedimentos da Música Contemporânea
Roda de Conversa
Resumo em português
O foco principal deste estudo volta-se para a fala no jogo dramático, a fala que acrescenta ao significado semântico a expressão sonora, sua musicalidade. O caminho que leva a este estudo, no entanto, é fundamental para sua compreensão. A sensibilidade, a invenção, presentes nos jogos e brincadeiras durante minha infância, prosseguiram até a concretização da vida profissional. A EMIA, Escola Municipal de Iniciação Artística, é o lugar que, além de apresentar estas características, estimulou a pesquisa constante. A Música, área da minha formação, pôde ampliar seus limites e adentrar o universo do Teatro. A pesquisa da sonoridade da fala no jogo dramático apoia-se em procedimentos da música contemporânea, acompanhando o mesmo foco enfatizado por Jean-Pierre Ryngaert a respeito da utilização dos procedimentos teatrais. Ryngaert é uma referência central neste estudo. O grupo que se apresenta como objeto experimental da pesquisa é formado por alunos da FAAM, da Licenciatura e do Bacharelado de Canto. Além de o trabalho estar diretamente voltado para a materialidade sonora e expressiva da fala, este estudo também aponta para possibilidades no campo da Educação Musical. A poesia é a matéria prima que dará corpo à nova materialidade durante as improvisações. É a partir das discussões com os alunos na "Roda de conversa" que o texto poético vira fala e que a fala vira pura poesia. A "Roda de conversa" instala-se como grande forma neste estudo, na medida em que se alastra fora da sala de aula e passa a criar um espaço ainda mais amplo, incluindo o diálogo com as vozes dos autores escolhidos como convidados nesta grande roda. O jogo dramático concebido por Ryngaert, enriquecido pela pesquisa sonora da fala aqui apresentada, busca a possibilidade da ampliação do universo sensível e artístico dos participantes através da integração de duas linguagens artísticas, o Teatro e a Música. O campo de pesquisa que acolhe este estudo é o Ensino da Arte.
Palavras-chave em inglês
Contemporary Musical Procedures
Conversation Circle
Dramatic Play
Hearing
Invention
Language Integration
Playful
Sensitive Extend
Sound Speech Materiality
Resumo em inglês
The main focus of this study directs itself to the speech in the dramatic play. The speech that adds to the semantic meaning its own sound expression, its musicality. The way taken to this study, however, is fundamental or essential to understand it. The sensibility and the invention, both present in the plays and games of my childhood have evolved to the concretion of my professional life. EMIA, the Municipal School of Artistic Initiation, is the place that has not only accepted these characteristics but also stimulated this constant research. Music, my major, could expand its limits and get into the Theatre universe. The research on the sonority of the speech in the dramatic play sustains itself over contemporary music procedures, accompanying the same focus emphasized by Ryngaert, who is the main reference in this study, in the use of theatrical procedures. The group presented here as the experimental SUBJECT of this research is formed by bachelor and undergraduate students of FAAM. Besides the fact that this work is faced to the speech's sound and expressive materiality, it is also sustained over educational aspects, showing opening possibilities in the Educational Music field. Poetry is the feedstock/raw material that will shape up the new materiality that will rise over the improvisations. It is from the discussion process made with the students in the "Conversation Circle" that the poetic text becomes speech, and the speech becomes pure poetry. The "Conversation Circle" settles itself as the major form in this study; it spreads out of the classroom and starts to create an even wider space, which includes dialogs with the chosen authors' voices as guests in this great circle. The dramatic play as conceived by Ryngaert, enriched by the sound research of the speech which is presented here seeks a possibility to extend the sensitive and artistic universe of the participants through the integration of these two distinct artistic languages: The Theatre and Music. The Field research that determinates this study is the Teaching Art.
 
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Data de Publicação
2014-03-07
 
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