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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2019.tde-26122019-124319
Documento
Autor
Nome completo
Luciana de Araújo Caixeta
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Corvisier, Fernando Crespo (Presidente)
Garcia, Thomas George Caracas
Machado, João Paulo
Micheletti, André Luís Giovanini
Tokeshi, Eliane
Título em português
O caminho da performance: questões interpretativas nas Sonatas para violino e piano de Almeida Prado
Palavras-chave em português
Almeida Prado
Música brasileira
Música de câmara
Performance
Práticas Interpretativas
Sonatas para Violino e Piano
Resumo em português
O objeto de pesquisa deste trabalho é o processo de elaboração de uma interpretação das Sonatas para violino e piano de Almeida Prado, a partir ponto de vista do pesquisadorintérprete. Considerando o modelo processual de elaboração interpretativa proposto por Correia (2007) e o esquema circular da pesquisa-ação descrito por Davidson (2015), investigou-se a escrita para violino nessas obras e suas implicações interpretativas, assim como o uso da metáfora enquanto recurso expressivo, tanto pelo compositor quanto pelo intérprete. Elementos recorrentes na parte do violino indicam uma preocupação do compositor em explorar efeitos de ressonância e o aspecto lírico do instrumento. Seu uso particular de indicações metafóricas aparece intrínseco ao gesto musical, revelando uma especificidade que transcende a notação musical.
Título em inglês
The performance path: interpretative aspects of the sonatas for violin and piano by Almeida Prado
Palavras-chave em inglês
Almeida Prado
Brazilian music
Chamber music
Performance Practice
Sonatas for Violin and Piano
Resumo em inglês
The objective of this thesis is to investigate the process of elaborating an interpretation of the Sonatas for violin and piano by Almeida Prado, in an approach that seeks to clarify questions related to performance from the interpreter's point of view. Considering the operative model proposed by Correia (2007) and the idea of action research described by Davidson (2015), this work investigates the particularities of the composer's writing of the violin part and their interpretative implications, as well as the use of metaphor as an expressive resource both by the composer and by the interpreter. Recurring elements in these works indicate a concern of the composer in exploring effects of resonance and the singing quality of the violin. His particular use of metaphorical cues appears intrinsic to the musical gesture, revealing a specificity that transcends musical notation.
 
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Data de Publicação
2019-12-26
 
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