• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2009.tde-26102010-105448
Documento
Autor
Nome completo
Margarida Tamaki Fukuda
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Zani Netto, Amilcar (Presidente)
Caznok, Yara Borges
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira
Mello Filho, Silvio Ferraz
Monteiro, Eduardo Henrique Soares
Título em português
Zeitgestalt - análise e performance do trio em sol menor de Francisco Braga
Palavras-chave em português
Análise musical
Francisco Braga
Música de Câmara
Performance
Zeitgestalt
Resumo em português
O presente trabalho pretende dar continuidade à pesquisa de Mestrado concluída em 2002 na PUC-SP, sobre um método de análise das Zeitgestalten, voltado para a performance musical. Tendo por base o livro Denken und spielen (Pensar e tocar), escrito pelo pianista e pedagogo alemão Prof. J. Uhde, em parceria com a filósofa e pianista Profa. Dra. R. Wieland (1989) pesquisou-se naquela época os fundamentos teóricos do método, tendo sido analisadas as Zeitgestalten de peças para piano solo. O projeto de Doutorado tem como objetivo principal, compreender os limites e aplicações deste procedimento metodológico na Prática Instrumental de Música de Câmara, não desenvolvido pelos autores. A obra escolhida para esta pesquisa foi escrita em 1930 por um importante compositor pertencente à História da Música Brasileira do final do século XIX e início do XX. Trata-se do Trio em sol menor para piano e cordas, de Francisco Braga, obra de representatividade dentro daquele período histórico. Após encontro com a Profa. Dra. R. Wieland, em janeiro de 2008, ocasião em que foram discutidos assuntos relacionados a Zeitgestalt em obras camerísticas, e analisada o 1º mov. do Trio em sol menor, o trabalho foi direcionado à escrita da tese e ao estudo analítico-interpretativo da obra, junto a um trio formado por jovens estudantes de música do curso de graduação, formado especialmente para este projeto. Pode-se dizer após esta investigação, que o método de Uhde e Wieland se aplica, sim, em repertório camerístico tendo trazido resultados bastante positivos. Faz parte também desta pesquisa, além da questão analítica-interpretativa, a questão editorial.
Título em inglês
Zeitgestalt Análysis and Performance of Trio in G minor by Francisco Braga
Palavras-chave em inglês
Chamber Music
Francisco Braga
Musical Analysis
Performance
Zeitgestalt
Resumo em inglês
The present work extends the research presented for Masters concluded in 2002 at PUC-SP, on a method of analysis of Zeitgestalten towards musical performance. On that occasion it was carried out a study on the theoretical foundations of the method and the Zeitgestalten analysis of pieces for piano solo, based on the book Denken und spielen (Thinking and Play) written by the German pianist and pedagogue, Prof. J.Uhde, in partnership with the philosopher and pianist Prof. Doctor R. Wieland (1989). The actual project aims the understanding of the limits and applications of this methodological procedure in the Performance of Chamber Music, which is not developed by those authors. For that purpose the chosen musical work belongs to Francisco Braga, na important composer who lived between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century and is part of the Brazilian Music History. The composition written in 1930 is the Trio in g minor for piano, violin and cello, a work of representativiness within that period of history. After meeting with Prof. Dr. R. Wieland in January 2008, when issues related to Zeitgestalt in Chamber Music works were discussed and the analysis of the first movement of the Trio in g minor was done, the work was directed towards the writing of the thesis and the interpretative-analytical study of it, with a trio constituted by young music students from the graduation course formed specifically for this project. Doubtless the method of Wieland and Uhde certainly applies to Chamber repertoire, and the results brought highly positive results. The work also includes, besides the analytical-interpretative question, the editorial matters results.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
5329447.pdf (18.01 Mbytes)
Data de Publicação
2010-11-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.