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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2015.tde-24112015-165134
Documento
Autor
Nome completo
Renato de Barros Pinto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Pinto, Ivan Vilela (Presidente)
Jardim, Gilmar Roberto
Nascimento, Hermilson Garcia do
Título em português
Egberto Gismonti e a poética da semi-erudição
Palavras-chave em português
Egberto Gismonti
Música brasileira
Música popular
Resumo em português
Esta dissertação conduz uma análise da obra do músico brasileiro Egberto Gismonti sob o prisma da interação entre elementos das tradições erudita e popular, concentrando-se em três de seus numerosos trabalhos: os LPs Água e Vinho, Dança das Cabeças e Cidade Coração. Para tanto, nos valemos da análise aural e da transcrição de trechos das obras examinadas. De modo a fundamentar nosso viés analítico, examinamos as concepções de Schoenberg, Adorno, Mário de Andrade e Canclini sobre música erudita, música popular e possibilidades de convívio de elementos, técnicas e procedimentos de ambos os campos em uma mesma obra. Nossa investigação, além de confirmar essa convivência como um elemento fundamental da poética de Gismonti, identificou e procurou tipificar a produção, a que nos referimos como semi-erudita , que se vale parcialmente de processos de escrita agregados em obra fundamentada na tradição popular. São ainda apresentados dados relativos à biografia e ao processo de consolidação estilística de Gismonti ao longo de seus primeiros trabalhos.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Brazilian music
Egberto Gismonti
Popular music
Resumo em inglês
This essay presents an analysis on the work of the Brazilian musician Egberto Gismonti, from the perspective of interaction between elements of classical and popular traditions, focusing on 3 of his works: the LPs Água e Vinho, Dança das Cabeças and Cidade Coração. For this, we have used aural analysis and transcription of excerpts from the works examined. In order to support our analytical bias, we examined the views of Schoenberg, Adorno, Mário de Andrade and Canclini about classical music, popular music and possibilities of coexistence of elements, techniques and procedures of both fields in the same work. Our research not only confirms this coexistence as a fundamental element of the poetic of Gismonti, but also identifies and tries to typify the production, which we refer to as "semi- classical", which relies partly on writing processes aggregated in works based on the popular tradition. It also presents information related to biography and the stylistic consolidation process of Gismonti over his early works.
 
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Data de Publicação
2015-11-24
 
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