• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-24112014-113759
Documento
Autor
Nombre completo
Ronaldo Alves Penteado
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Moreira, Adriana Lopes da Cunha (Presidente)
Gubernikoff, Carole
Miranda, Ronaldo Coutinho de
Título en portugués
O processo formal do primeiro movimento da Sinfonia n.3 de Mahler
Palabras clave en portugués
Análise musical
Forma como processo
Gustav Mahler
Primeiro movimento
Sinfonia n. 3.
Resumen en portugués
Este trabalho tem como objetivo e se justifica por analisar o primeiro movimento da Sinfonia n. 3, de Mahler (1860-1911) sob a ótica da vertente teórica que considera a forma como processo, no tempo. Composta em 1895, esta peça apresenta uma combinação de processos harmônicos dilatados pelo uso do cromatismo, entradas sucessivas de elementos temáticos, passagens direcionadas por eventos com flutuações na densidade, textura, timbre e rítmica, o que resultou em certa dissolução nas fronteiras formais tradicionais. Para atingir tal meta, tem por base os conceitos de forma como processo segundo Schmalfeldt (2011); música como processo por Hasty (1997); e breves considerações acerca de filosofia do processo e devir, de acordo com Seibt (2013). De maneira complementar às nossas discussões acerca de forma como processo, o "modelo" de Forma Sonata se fundamenta em Hepokosky e Darcy (2006) e as funções formais da sentença, em Caplin (1998). Os gráficos de vozes condutoras schenkerianas são apresentados segundo Forte e Gilbert (1992), e Neumeyer e Tepping (1992); os cinco componentes da tonalidade, de acordo com Tymoczko (2011); aspectos de textura, rítmica e dinâmica têm por base as considerações apresentadas por Berry (1987), Erickson (1975), Kostka (2012) e Schoenberg (2008 [1967]); aspectos de cunho histórico se baseiam principalmente em Fischer (2011) e Liberman (2010). Na conclusão buscamos a inter-relação das questões históricas e as da análise musical, resgatando os principais aspectos de nossa análise processualmente baseada sob a luz de uma reflexão sobre as questões revelados.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
3rd Symphony
First movement
Form as process
Gustav Mahler
Musical analysis
Resumen en inglés
This work aims to analyze the first movement of Mahler's 3rd Symphony from the perspective of Form as Process. Composed in 1895, this musical piece features a combination of expanded harmonic processes by use of chromaticism, thematic elements, and events with fluctuations in density, texture, timbre and rhythm, which results in some dissolution from formal boundaries. To achieve this goal, we have based on the concepts of Form as Process, according to Schmalfeldt (2011); Music as Process, according to Hasty (1997); and Process Philosophy and Becoming, according to Seibt (2013). Complementary to these ideas we present Sonata Form according to Hepokosky and Darcy (2006) and Sentence according to Caplin (1998). We also present concepts of these authors: Forte and Gilbert (1992) and Neumeyer and Tepping (1992), schenkerian analysis; Tymoczko (2011), Five Components of Tonality; Berry (1987), Erickson (1975), Kostka (2012) and Schoenberg (2008 [1967]), liquidation, aspects of texture, rhythm and dynamic; Fischer (2011) and Liberman (2010), historical perspective. At the conclusion we present reflections about our musical analysis and relate it to historical issues.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-11-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.