• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.27.2013.tde-22082013-141410
Documento
Autor
Nombre completo
Rogério Lourenço dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Monteiro, Eduardo Henrique Soares (Presidente)
Marin, Rosa Maria Tolon
Shimabuco, Luciana Sayure
Souza, Iracele Aparecida Vera Livero de
Videira Junior, Mario Rodrigues
Título en portugués
Uma proposta de método para ensino de piano em grupo destinado ao curso de piano complementar nas universidades brasileiras
Palabras clave en portugués
Estudo e ensino do piano
Método de piano
Pedagogia do piano
Piano complementar
Piano em grupo
Resumen en portugués
A presente tese teve como motivação inicial a confecção de um método de ensino de piano em grupo para utilização nos cursos de piano complementar das universidades brasileiras. Neste trabalho, relatam-se as etapas e processos reflexivos percorridos por este autor durante esta empreitada. Primeiramente, foi feita uma pesquisa histórica a respeito do surgimento do piano em grupo na Europa e nos Estados Unidos, chegando-se até às tecnologias utilizadas atualmente, assim como uma análise do cenário relativo ao ensino do piano em grupo e da disciplina de piano complementar nas universidades brasileiras. No segundo capítulo, apresenta-se uma análise crítica e comparativa dos mais importantes métodos de ensino em grupo existentes atualmente. O capítulo final descreve a organização do método considerada ideal para uma proposta de método de ensino de piano em grupo nas universidades brasileiras e apresenta parte dos exercícios confeccionados para o desenvolver cada uma das habilidades funcionais que são trabalhadas nos diversos capítulos do método elaborado ao longo desta pesquisa, assim como o porquê das escolhas envolvidas em sua confecção.
Palabras clave en inglés
Group Piano
Piano Method
Piano pedagogy
Piano skills
Piano study and instruction
Resumen en inglés
This thesis had as its impetus the development of a group piano method designed for college level piano classes in the universities of Brazil. The purpose of this work is to reflect upon the process used in this endeavor. The first chapter presents a historical background from the beginnings of group piano instruction in Europe and the United States until its culmination in the technological era. It also examines group piano teaching in the secondary piano courses among Brazilian universities. The second chapter is a comparative analysis of the most important group piano methods currently in use. The final chapter describes the format and function considered ideal as a basis for the method of group piano teaching in Brazilian universities. Furthermore, it presents a sample of the exercises composed to develop each of the piano skills that are presented throughout the chapters of the method produced alongside with this research, as well as the rationale involved in its creation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-08-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.