• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-20012015-145518
Documento
Autor
Nombre completo
Luis Felipe Giampaulo Sarro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Zani Netto, Amilcar (Presidente)
Lima, Sonia Regina Albano de
Seincman, Eduardo
Título en portugués
Forma na obra pianística de Johannes Brahms: variações sobre um tema de Haendel. 2014
Palabras clave en portugués
Composição Musical
Forma
Interpretação
Piano
Romantismo
Resumen en portugués
Enquanto Schoenberg considerou Brahms um "progressista", parte de seus contemporâneos - por exemplo, Wagner - o classificava como conservador. A razão para tal rótulo era o apreço que Brahms tinha pelas formas clássicas e barrocas. Diferente dos outros românticos, estatisticamente o allegro de sonata é o procedimento composicional mais recorrente em todos os movimentos de sua obra. Além disso, chegou a dominar com maestria a arte de escrever fugas, cânones e outros gêneros barrocos, incorporando-os na sua linguagem musical com naturalidade. Este trabalho vem apresentar como a obra pianística de Brahms se situa perante seus contemporâneos - mais especificamente com relação à forma - e quais as motivações pessoais e sociais que o fizeram adotar essa postura estética. Um breve resumo de suas obras é apresentado seguido de uma análise das Variações sobre um tema de Haendel para demonstrar como sua obra dialoga com o arcaico e o moderno, sendo ao mesmo tempo antiga, clássica e romântica.
Título en inglés
Form in Johannes Brahms's piano works: Variations on a theme by Haendel.
Palabras clave en inglés
-
Resumen en inglés
Schoenberg once said Brahms was a "progressive", while his contemporaries - Wagner, for instance - would classify him as a conservative. The main reason for that was that Brahms enjoyed classic and baroque forms. Apart from the other romantic composers, allegro de sonata is statistically the most recurring compositional procedure in all movements of his output. Besides, he conquered how to write fugues, canons and other baroque genres, inserting them naturally in his musical language. This thesis presents how Brahms's piano works relate with those of his contemporaries - more specifically regarding form - and what was his personal and social motivation to adopt this aesthetical position. A brief about his works will be presented followed by an analysis of Variations on a theme by Haendel, in order to demonstrate how his output makes a dialogue with the old and modern, being at the same time antique, classic and romantic
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-01-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.