• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2009.tde-19112010-090043
Documento
Autor
Nome completo
Fátima Graça Monteiro Corvisier
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Zani Netto, Amilcar (Presidente)
Breide, Nadge Naira Alvares
Caznok, Yara Borges
Shimabuco, Luciana Sayure
Tokeshi, Eliane
Título em português
Antônio de Sá Pereira e o ensino moderno de piano: pioneirismo na pedagogia pianística brasileira
Palavras-chave em português
Antônio de Sá Pereira
Ensino Moderno de Piano
Pedagogia do piano
piano -- estudo e ensino
técnica pianística
Resumo em português
Antônio de Sá Pereira é um dos pioneiros da Pedagogia do Piano no Brasil. Seu tratado Ensino Moderno de Piano (1933) aborda a técnica pianística cientificamente e abrange questões diversas como a leitura à primeira vista e o desenvolvimento da audição crítica do aluno. Esta obra refere-se pela primeira vez no Brasil à fisiologia dos movimentos pianísticos, sistematiza o emprego da técnica de peso do braço na execução, aplica estratégias racionais de estudo e visa ensinar o aluno a pensar e a ouvir por conta própria. A pesquisa analisa o tratado relacionando-o com as principais teorias que o fundamentaram. Ao mesmo tempo aponta seu pioneirismo em relação ao meio musical brasileiro da época, o grau de originalidade de seu conteúdo e a atualidade das ideias que defende. A obra é circunstanciada por dados biográficos de Sá Pereira, material documental e bibliográfico. Sá Pereira consegue através de um trabalho de síntese e objetividade, tornar acessível e compreensível uma visão da técnica até então praticamente desconhecida no Brasil. Embora haja grande afinidade entre suas ideias e as dos principais teóricos da época, a adesão de Sá Pereira aos princípios que norteiam a moderna técnica pianística não é dogmática, pois Sá Pereira encontra o equilíbrio entre a abordagem técnica que utiliza o peso do braço e a técnica de dedos. Ao considerar que ambas se completam, demonstra uma visão atual da técnica pianística. Mais do que um tratado de técnica pianística, o Ensino Moderno de Piano buscou transformar e modernizar o ensino pianístico praticado no Brasil.
Título em inglês
Antônio de Sá Pereira e o ensino moderno de piano: pioneirismo na pedagogia pianística brasileira
Palavras-chave em inglês
Antônio de Sá Pereira
Modern piano teaching
piano instruction and study
Piano pedagogy
Piano technique
Resumo em inglês
Antônio de Sá Pereira was a renowned scholar and a pioneer of Piano Pedagogy in Brazil. His treatise on piano teaching and technique, Ensino Moderno de Piano (Modern Piano Teaching -1933), encompasses several related subjects such as sight reading and critical listening. This is the first time a Brazilian work describes the physiology of piano playing movements and systematizes the use of the arm-weight technique. The work also applies rational strategies toward practice in order to teach the students to think and listen by themselves. This thesis analyzes Ensino Moderno de Piano relating it to the theories on which it was based and pointing out its originality in the context of related Brazilian works on piano technique. This thesis also verifies the modernity of its ideas. Biographical, documental and bibliographical data on Sá Pereira contextualize the treatise. Sá Pereiras work synthesizes the modern piano technique theory using an accessible and objective language. At that time, arm-weight technique was a barely known subject in Brazil. On the other hand, Sá Pereira does not follow the principles of Modern Piano Technique in a dogmatic way. Although there is great affinity with his ideas and those of the great theorists of the period, Sá Pereira still finds a balance between the two different types of piano technique approach the arm-weight and the finger technique. He considers them complementary to each other, a contemporary perspective on piano technique. More than a treatise on piano technique, the work Modern Piano Teaching aims to transform and to modernize piano teaching methods employed in Brazil.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
2473388.pdf (19.05 Mbytes)
Data de Publicação
2010-12-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.