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Tese de Doutorado
Documento
Autor
Nome completo
William Teixeira da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Mello Filho, Silvio Ferraz (Presidente)
Victorio, Roberto Pinto
Bortz, Graziela
Micheletti, André Luís Giovanini
Moreira, Adriana Lopes da Cunha
Título em português
Por uma performance retórica da música contemporânea
Palavras-chave em português
Gesto Musical
Música Contemporânea
Performance musical
Retórica
Violoncelo
Resumo em português
Esta tese estuda as possibilidades de aplicação da retórica como dispositivo interpretativo da música contemporânea. A retórica é tomada aqui em seu escopo clássico, mas de maneira atualizada ao pensamento atual, por meio das contribuições do movimento conhecido como Nova Retórica. A música contemporânea, por sua vez, é aqui representada por meio de peças dos compositores Bernd Alois Zimmermann, Iannis Xenakis e Roberto Victório. Dessa maneira, serão expostas, primeiramente, definições do que é que entende-se como música, discurso musical e significado musical, estabelecendo um postulado sobre o estatuto metafísico da música, sobretudo em sua produção atual. Em seguida serão estudados os mecanismos que garantem a possibilidade de não apenas se afirmar a existência do significado, mas de conhecê-lo, por meio do conhecimento adequado de uma realidade afetiva, um Stimmung, epistemologicamente acessada por meio da empatia e da sensação. Entretanto, esse conhecimento é um conhecimento vivo, que exige ser posto em prática para efetivamente existir, resultando em um complexo ético onde níveis de responsabilidade interagem dentro da dinâmica discursiva da música. Finalmente, serão expostas duas instâncias principais da performance retórica: a formação e o gesto. A primeira diz respeito aos processos por meio dos quais a performance constitui por si mesma uma forma musical; essa forma musical como processo origina então uma estrutura temporal em formação, mais do que um esquema objetificado. O gesto musical, por sua vez, é a corporificação do significado, trazendo vida à música por meio de sua gestualidade e levando vida através dela, resultando em uma performance retórica da música contemporânea.
Título em inglês
Towards a Rhetorical Performance of Contemporary Music
Palavras-chave em inglês
Cello
Contemporary Music
Musical Gesture
Musical Performance
Rhetoric
Resumo em inglês
This thesis examines the possibilities of applying rhetoric as an interpretive device of Contemporary Music. Rhetoric is taken here in its classical scope, but also in an updated way to current thinking, through the contributions from the movement known as New Rhetoric. Contemporary music, in its turn, is represented here by pieces written by composers such as Bernd Alois Zimmermann, Iannis Xenakis and Roberto Victório. In this way, firstly, definitions of what is understood as music, musical discourse and musical meaning will be exposed, establishing a postulate about the metaphysical status of music, especially in its current production. Then we will study the mechanisms that guarantee the possibility of not only affirming the existence of meaning but of knowing it through the adequate knowledge of an affective reality, a Stimmung, epistemologically accessed through empathy and sensation. However, this knowledge is a living knowledge, which demands to be put into practice to effectively exist, resulting in an ethical complex where levels of responsibility interact within the discursive dynamics of music. Finally, two main instances of rhetorical performance will be exposed: formation and gesture. The first concerns the processes by which performance itself constitutes a musical form; this musical form as process then gives rise to a temporal structure in formation rather than an objectified scheme. Musical gesture, in turn, is the embodiment of meaning, bringing life to music through its gesturing and bringing life through it, resulting in a rhetorical performance of Contemporary Music.
 
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Data de Publicação
2018-04-19
 
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