• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-17112010-131713
Document
Auteur
Nom complet
John Kennedy Pereira de Castro
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Ramos, Marco Antonio da Silva (Président)
Miranda, Ronaldo Coutinho de
Santos, Jane Borges de Oliveira
Titre en portugais
Paisagismo musical no nordeste brasileiro em quatro canções de Oswaldo de Souza: uma abordagem analítico-interpretativa
Mots-clés en portugais
Análise Musical
Canções
Interpretação
Lendas Amazônicas
Oswaldo de Souza
Paisagem Nordestina
Waldemar Henrique
Resumé en portugais
Desenvolvida a partir da percepção de que o geofísico do sertão e do litoral nordestino brasileiro influenciaram as composições de Oswaldo de Souza (1904-1995), natural do Rio Grande do Norte, esta dissertação examina as canções de Oswaldo de Souza e Waldemar Henrique a fim de identificar aspectos em comum, listando elementos geofísicos da região norte e nordeste do Brasil pertinentes a ambos os compositores. Esta pesquisa também aborda as canções no que se refere às relações entre poema e música, extraindo delas indicações interpretativas baseadas nas características relacionadas ao geofísico a que os compositores se reportam. Esta análise foi realizada com base no Referencial de Análise de Obras Corais do Professor Dr. Marco Antônio da Silva Ramos da Universidade de São Paulo (USP); na dissertação de mestrado da cantora e professora Márcia Jorge Aliverti, da Universidade Federal do Pará, em sua dissertação de mestrado sobre as canções Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique, defendida na Escola de Comunicações e Artes da USP em 2003; na pesquisa biográfica realizada pelo professor e músico Cláudio Augusto Pinto Galvão; na entrevista com a professora e cantora Maria de Fátima de Brito realizada em 2009 e no parecer Técnico Pericial que ratifica que as anotações encontradas nas partituras das canções Juazeiro e Jangada foram, de fato, de Oswaldo de Souza. Este tema nos conduz a uma reflexão mais profunda sobre como entender o processo de composição nas canções de Oswaldo de Souza e sua confluência com a obra de Waldemar Henrique.
Titre en anglais
Paisagismo musical no nordeste brasileiro em quatro canções de Oswaldo de Souza: uma abordagem analítico-interpretativa
Mots-clés en anglais
Legends of the Amazon
Musical Analyses
Northeast Landscape
Oswaldo de Souza
Performance
Songs
Waldemar Henrique
Resumé en anglais
Building from the notion that the geophysics of the Brazilian northeastern backwoods and cost have influenced composer Oswaldo de Souza (1904 1995), who is originally from Rio Grande do Norte, this dissertation examines songs by Oswaldo de Souza and Waldemar Henrique in order to find aspects they have in common, listing geophysical elements of the northern and northeastern parts of Brazil relevant to both composers. This research also approaches the songs regarding the relations between the poem and the music, extracting interpretative hints based on characteristics related to the geophysics referred to by the composers. The analyzes was made with reference to the Referencial de Análise de Obras Corais by Professor D. Marco Antonio da Silva Ramos of the USP University of São Paulo; to the dissertation of singer and professor Márcia Jorge Aliverti, of the Federal University of Pará on the songs Legends of the Amazon by Waldemar Henrique, submitted at the School of Communication and Art at USP, in 2003; to a bibliographic research conducted by professor and musician Claudio Augusto Pinto Galvão; to an interview given by professor and singer Maria de Fátima de Brito in 2009 and to a juridical report that states that hand-written notes on the songs Juazeiro and Jangada were actually of Oswaldo de Souza. This theme leads us into a deeper reflection on how to understand the process in composition in Oswaldo de Souzas songs and its convergence with Waldemar Henriques work.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
6318482.pdf (12.30 Mbytes)
Date de Publication
2010-12-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.