• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-15052017-151007
Documento
Autor
Nome completo
Gregory Ribeiro Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira (Presidente)
Costa, Valério Fiel da
Ferracini, Renato
Título em português
Música impura: a noção de presença na criação e performance sonora
Palavras-chave em português
Arte sonora não-coclear
Criação Sonora
Impureza
Música
Performance
Presença
Teatro
Vanguarda
Resumo em português
A pesquisa tem o intuito de explorar a noção de "Presença", que é amplamente estudada no campo das artes da cena e em performance art. Essa noção é emancipada a um dispositivo conceitual criativo nas áreas da música e de arte sonora. Passando por questionamentos acerca da performance musical, contrapõe o conceito de obra à ideia de impureza, que surge como um território propício para a investigação do conceito de presença. Para isso, é levantada uma definição desse conceito, balizada em estudos teatrais e filosóficos, que possibilitam a abertura de um campo de estudos em criação e performance sonora. Dentro desse contexto, são feitas reflexões sobre artistas que buscam relacionar seus trabalhos a elementos extramusicais, e que, de alguma forma, tangenciam o conceito de presença que fora delineado.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Impurity
Music
Non-cochlear Sonic Art
Performance
Presence
Sound Composition
Theather
Vanguard
Resumo em inglês
The research aims to explore the notion of "presence," which is widely studied in the stage arts and performance art. This notion is emancipated to a creative conceptual device in the areas of music and sound art. Through discusses about the musical performance, the research opposes the concept of work to the idea of impurity, which appears as a breeding ground for the investigation of the concept of presence. Therefore, it is raised a definition of this concept, rooted by theatrical and philosophical studies, which allows the opening of a field of sound studies about performance and composition. In this context, reflections are made about artists who seek to relate their work to extramusical elements, and that, somehow, are related to the concept of presence that had been outlined by this research.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-05-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.