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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-13032013-130354
Documento
Autor
Nome completo
Potiguara Curione Menezes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Miranda, Ronaldo Coutinho de (Presidente)
Costa, Rogério Luiz Moraes
Rezende, Marisa Barcellos
Título em português
Processos composicionais, usos e concepções de elementos da cultura brasileira em três peças do final do século XX: uma abordagem analítico-comparativa
Palavras-chave em português
Análise
Cultura Brasileira
Música Contemporânea
Processos Composicionais
Resumo em português
O intento deste trabalho é investigar e comparar processos composicionais utilizados na música brasileira contemporânea no final do século XX. O período de recorte, de 1980 até 2000, foi escolhido por se situar após a dissolução da principal oposição ideológica vivida no século passado, a querela nacionalismo versus vanguarda. Como objeto de estudo, foram tomadas três peças de compositores atuais das mais variadas tendências: Ginga (1994), de Marisa Rezende - para flauta, clarineta, fagote, violoncelo, trombone, contrabaixo e piano; Diálogos (1988), de Rodolfo Coelho de Souza - para marimba e vibrafone; e Dramatic Polimaniquexixe ou "Quinto movimento para uma suíte implacavelmente longa e erótica" (1985), de Jorge Antunes - para clarinete, violoncelo e piano. Tais obras possuem como denominador comum o uso de materiais musicais relacionados à cultura nacional. Assim, o foco da pesquisa incide sobre dois pontos: os principais processos composicionais utilizados e as maneiras escolhidas para trabalhar os elementos culturais brasileiros na construção das partituras. Conclui-se que novas formas de expressão e concepção da identidade cultural brasileira na música estão se desenvolvendo e se articulando nos dias de hoje.
Palavras-chave em inglês
Analysis
Brazilian Culture
Compositional Processes
Contemporary Music
Resumo em inglês
The purpose of this work is to investigate and compare compositional processes used in the contemporary Brazilian music in the late twentieth century. The selected period, from 1980 to 2000, was chosen since it was situated after the dissolution of the main ideological opposition experienced in the last century, the disagreement between nationalism and vanguard. As object of the study, three musical works by composers of various current trends were taken: Ginga (1994), by Marisa Rezende - for flute, clarinet, bassoon, violoncello, trombone, contrabass and piano; Diálogos (1988), by Rodolfo Coelho de Souza - for marimba and vibraphone; and Dramatic Polimaniquexixe or "Quinto movimento para uma suíte implacavelmente longa e erótica" (1985), by Jorge Antunes - for clarinet, violoncello and piano. Such compositions have as a common denominator the use of musical materials related to the national culture. Thus, the aim of the research focuses on two points: the main compositional processes used and the ways chosen to work the Brazilian cultural elements in the construction of the scores. It follows that new forms of expression and conception of the Brazilian cultural identity in music are being developed and articulated nowadays.
 
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Data de Publicação
2013-03-14
 
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