• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-12022020-102135
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo Assis Barbosa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira (Presidente)
Mannis, José Augusto
Wanderley, Marcelo Mortensen
Título en portugués
Masterização e dispositivos portáteis: reflexões sobre a otimização de áudio para a escuta móvel privada
Palabras clave en portugués
Escuta
Masterização de áudio
Mediação
Música
Resumen en portugués
Esta pesquisa trata das relações entre a masterização do áudio, última etapa de produção de um fonograma antes de sua replicação ou distribuição, e a escuta móvel privada, ou seja, a escuta por meio de fones de ouvido em dispositivos portáteis. O primeiro capítulo apresenta as origens da masterização e os problemas e desafios surgidos com a digitalização da música, resultando na "guerra de volumes", e com a virtualização do fonograma, mudando paradigmas da masterização, com a compactação do áudio e os sistemas de normalização de intensidade. Um estudo de caso de uma música masterizada diversas vezes ilustra as tendências técnicas e estéticas da masterização ao longo de cinco décadas. O Capítulo 2 discorre sobre o discurso da alta-fidelidade e a proposta divergente dos dispositivos portáteis. Uma análise da cultura de escuta por meio de fones de ouvido localiza esse dispositivo como peça determinante na escuta privada. Também é realizada uma reflexão sobre as situações de escuta baseadas no uso dos dispositivos portáteis, e sobre o encontro das ideias de alta-fidelidade e alta-conveniência, propondo-se como o conceito de masterização contextual pode contribuir com a personalização do áudio para o usuário. O Capítulo 3 consiste na apresentação de exercícios de masterização, ilustrando os processamentos de áudio e situações de escuta discutidas nos capítulos anteriores.
Título en inglés
Audio mastering and portable devices: thoughts on audio optimization for private mobile listening
Palabras clave en inglés
Audio mastering
Listening
Mediation
Music
Resumen en inglés
This research addresses the relationship between audio mastering, the last step in audio production process before replication or distribution, and private mobile listening, that is, music listening through headphones in portable devices. The first chapter introduces the origins of audio mastering and the problems and challenges that have arisen with the digitization of music, resulting in the "loudness wars", and phonogram virtualization, changing audio mastering paradigms with audio compression and loudness normalization systems. A case study of music mastered several times illustrates the aesthetic trends of audio mastering over five decades. Chapter 2 discusses the discourse of high-fidelity and the divergent proposal of portable devices. An analysis of the listening culture through headphones finds the device as a key player in the listening privatization, followed by an analysis of listening situations based on the use of portable devices, and the meeting of high-fidelity and high-convenience ideas, in which contextual mastering can contribute to the customization of audio for the user. Chapter 3 consists of mastering exercises, illustrating the audio processing and listening situations discussed in previous chapters.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-02-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.